Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

02 dezembro 2020

Novos temporais podem vir para o Rio Grande do Sul a partir desta quarta

Instabilidade ingressa no Rio Grande do Sul pela Fronteira Oeste, vinda da Argentina e pode trazer temporais entre a quarta e quinta-feira (foto reprodução Sigma)

Da Sigma Meterologia

O avanço de novas áreas de instabilidade que atuam sobre o território Argentino neste momento, começam a se aproximar da fronteira oeste do Rio Grande do Sul nos próximos minutos. Essas tormentas devem vir acompanhadas de alta densidade de descargas elétricas atmosféricas e rajadas de vento em alguns pontos. No decorrer do dia essas tempestades se espalham para as demais regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e algumas regiões do estado do Paraná. No Uruguai essas instabilidades também devem fazer presença ao longo do dia, com possibilidade para temporais mais significativos na metade norte do país.

Segundo a Sigma Meteorologia, após um final de semana marcado por muita instabilidade e até tempo severo em algumas áreas do Cone Sul, a instabilidade mais intensa volta a afetar áreas do Sul do Brasil entre essa quarta e quinta-feira. Neste período, a passagem e intensificação de um centro de baixa pressão atmosférica sobre o estado do Rio Grande do Sul, deve contribuir com os movimentos verticais e de convergência da parcela de ar, num ambiente mais quente e úmido. 

A presença de uma intensa corrente de ventos de origem tropical, associados ao Jato de Baixos Níveis (JBN), juntamente com outros fatores, deve servir como combustível para formação de nuvens de tempestade em diferentes regiões do RS, de SC e do PR ao longo do período. Até mesmo o Uruguai, sobretudo os departamentos próximos a divisa com o Rio Grande do Sul, teriam condição para chuvas e vendavais pontualmente fortes, acompanhados de descargas elétricas e granizo de maneira isolada. 

Inicialmente, já nesta madrugada,  as instabilidades devem afetar áreas da Argentina e Paraguai. No decorrer da manhã e principalmente na tarde desta quarta-feira (02/12), às instabilidades devem alcançar áreas do setor oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná. Há condição para pancadas de chuva pontualmente fortes, acompanhada de descargas elétricas, sem descartar ventos fortes (> 70 km/h) e granizo de maneira isolada. 

Entre o final da tarde e a noite de quarta e a madrugada e tarde de quinta-feira, conforme o sistema de baixa pressão se aprofunda sobre o RS, as instabilidades devem se intensificar sobre várias regiões dos três estados do Sul do Brasil. Apesar da divergência, alguns modelos sugerem inclusive, a formação e propagação de uma ampla e longa Linha de Instabilidade (LI) associada a um Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM) sobre o Sul do Brasil, o que normalmente está associada a fortes rajadas de vento em superfície (70/90 km/h), não raro, potencialmente severas de maneira muito isolada.

Desta forma, há condição para chuvas fortes, intensas rajadas de vento e eventual precipitação de granizo em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná no período. A chuva, no entanto, será muito irregular e de baixo acumulado em várias áreas, embora pontualmente  possa ser intensa e volumosa.

Reportagem: Sigma Meteorologia/divulgação 
Data: 02/12/2020 12h13
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.