Candidatos participaram do debate do Conselho Municipal de Educação, falando sobre as realizações e os projetos para futura gestão (foto divulgação) |
Material da assessoria da coligação
O candidato da coligação “São Gabriel em Frente”, Rossano Gonçalves, acompanhado do candidato a vice, Lucas Menezes, participou da 2ª edição da Atividade Compromisso com a Educação Gabrielense com perguntas e respostas direcionadas aos postulantes ao cargo de prefeito no pleito deste ano. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), na terça-feira, com divulgação pelas redes sociais do Conselho.
Rossano reforçou o apoio ao setor educacional com novos investimentos e manutenção de ações que continuam dando certo, como investimentos na informatização das instituições de ensino (hoje, somente duas escolas da zona rural não tem internet em razão da falta de sinal. As demais escolas - das zonas urbanas e rural - estão totalmente equipadas), qualificação do ensino e apoio a capacitação dos profissionais, além de seguir investindo esforço na manutenção do Piso Nacional dos Professores.
Uma das novidades apresentadas pelo candidato, está a criação de uma Rede de Proteção, envolvendo Saúde, Assistência Social e Educação, dando amparo ao aluno e a famílias classificadas em situações de vulnerabilidade social. O projeto de governo prevê a implantação de turno inverso, que poderá seguir modelo adotado na pandemia, com os alunos tendo reforço escolar via remota.
No passado, o governo conseguiu combater a evasão escolar com investimento em uniformes. Isso acontecia no inverno. “Por causa do frio, os alunos não iam para a sala de aula. Ainda vejo, até hoje, o jaquetões. Investimos e conquistamos resultados. O mesmo acontece com a merenda escolar. É de qualidade e muitas crianças precisam desse alimento. Por isso, estamos investindo e vamos melhorar”, destacou.
Rossano ainda ressaltou os números de aprovação na Rede Municipal de Ensino. O índice de aprovação dos alunos do ensino fundamental é de 81,9%, com reprovação de 15,3%. Em toda a rede, 2,9% dos estudantes acabam abandonando os estudos.
Quando separadas, zonas urbana e rural, o percentual da cidade cai para 80,7%, com 16,3% de reprovação e 3% de desistência. Já nas escolas do campo o índice de aprovação aumenta, atingindo 90,8%, com reprovação de 7,4% e abandono de 1,8%.
Os dados, que são oficiais da Secretaria Municipal de Educação, foram divulgados nesta quinta-feira e rebatem informações de que o índice de repetência chega a 33%.
Material enviado pela Assessoria de Comunicação
Data: 08/10/2020 21h57