31 agosto 2020

Pitadas de Empreendedorismo

Hadiene Moreira
Colunista do site

EMPREENDEDORISMO, UM ETERNO APRENDIZADO 
A vida de um empreendedor é uma eterna montanha russa de sensações e emoções, é um mix de sentimentos que ora choramos sem parar, ora rimos de alegria pelo fato de conseguir finalizar uma meta pessoal tão almejada. Porém isso é apenas 1% de tudo que passamos no nosso cotidiano, empreender como sempre ressalto não é apenas uma escolha de vida, é todo dia um mistério e aprendizado novo. 

É branding, canvas, designer thinking e 500 coisas que só de ler a coluna se arrepia, né? Pois então, não basta pensar em um produto e gerar a necessidade de compra no prospecto, é necessário saber de métricas e redes sociais, de designer de embalagens e muito mais. Mas Didi, isso é possível? Olha, possível é; fácil é outra coisa. Não é “barbada”, como a gente aqui do Sul costuma falar.

Dedicação é o principal diferencial entre os que lutam e os que desistem na primeira adversidade. Formas de conhecimento, agora, em época de pandemia saltam pelos olhos dos usuários das redes sociais. Cursos, palestras, workshops e muito conteúdo que geralmente são gratuitos, basta se inscrever e separar o bom e velho caderninho e a bic.

Se você ainda pensa que não pode ser um empreendedor por não conseguir se concentrar para apender, você está errado e completamente errado. Pare de se minimizar. Grandes empreendedores mergulham com facilidade no turbilhão de informações que habitam em suas mentes agitadas. Parar e se concentrar não é fácil, mas também não é errado. Ao mesmo tempo que você demora a prestar atenção em algo, quando se concentra é quase épico, devido à grande resolução e problemas em curto tempo. Você tem que valorizar os atributos que possui e focar neles, não apenas observar os erros ou dificuldades que possui. Por exemplo, geralmente um empreendedor é alguém que transforma sua rotina em um mito. Ele consegue realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Isso é bom? É excelente, mas lembre-se sempre que é necessário dar um momento para si e para a sua família, amigos, pet e até mesmo amor. Um famoso Day-off te ajuda a pensar nas estratégias, mas tome cuidado. Geralmente é nesses dias que ideias fervem em nossas cabeças, afinal, estamos teoricamente desligados do mundo dos negócios. Isso é bom, mas tem que ser necessário uma cautela. Um detox é necessário, faz bem pra alma e para todas os seguimentos dos seus negócios. Aprenda tudo que é necessário aprender, mas acima de tudo, para prosperar na vida é preciso aprender muitas vezes a desacelerar, a relaxar e a se amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.