18 agosto 2020

Pitadas de Empreendedorismo

Hadiene Moreira
Colunista do site

MARKETEIROS NA MINHA EMPRESA? SIM OU CLARO?
Desde o inicio das civilizações as pessoas buscam termos pejorativos para situações as quais elas não conhecem bem, afinal, é mais fácil criar o riso do que estufar o peito e dizer que não sabe ou não entende sobre um determinado assunto. As estratégias de mídia não iriam conseguir passar batido né, já que atualmente todo mundo entende um pouco de “mídia” não é mesmo?

Então, segundo os dicionários brasileiros (“Aurélio” e “Houaiss”), o profissional do Marketing pode ser definido como mercadólogo ou como marketeiro, por questões obvias a segunda opção tomou conta da boca do povo, afinal surgiu em um meio que muita gente não entende, mas que adora ter opinião, sim, estou falando do meio político eleitoral. Durante as eleições de 1989, onde Fernando Collor (PRN) ficou com 30,47% dos votos e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou com 17,18% dos votos no primeiro turno, os profissionais de mídia que trabalhavam nas campanhas eleitorais eram vistos e conhecidos como os Marketeiros eleitorais.

Os profissionais da imprensa seguiram usando esse termo para designar especificamente aqueles profissionais que trabalham com “Marketing Político”, carregando assim por motivos óbvios um viés depreciativo na conotação do termo. Porém, segundo o “amansa burro” que nem diria minha vozinha, Marketeiro é o profissional de marketing que é atribuído ao conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.

Então vamos refletir um pouco, apesar de estratégias de marketing existirem desde antes, vamos nos limitar ao ano de 89, pense comigo quantas marcar e produtos revolucionaram o mundo através de campanhas por nós marketeiros? Sim, meus caros Didizetes, Didi é Marketeira com muito orgulho, é a louca das canetas coloridas, dos post it, do designer e muito café. Quem não lembra do Bombril? Do “faz um 21 da Embratel”? e muitas outras campanhas, pois é, toda a empresa/empreendimento necessita de um colega do Marketing com um olhar mais técnico para seu projeto, seja ele colaborador ou até mesmo em uma campanha especifica. Valorize o profissional que estudou durante anos e viverá estudando para fazer a engrenagem da economia seguir girando. 

Valorize um Marketeiro! E comece valorizando essa que escreve, comparecendo no nosso próximo encontro nesse mesmo batlocal na próxima segunda-feira, te espero !

Um forte abraço da Didi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.