Nesta segunda-feira, completam-se 15 anos da criação da Universidade Federal do Pampa, no ato que aconteceu em Bagé no ano de 2005 (foto divulgação) |
A Unipampa surgiu da luta da federalização da Universidade da Região da Campanha, atual Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), que lutava pela sobrevivência e renasceu também logo após. Sua criação foi pela Lei nº 11.640, com o objetivo de avançar com a expansão das universidades federais pelo interior do Brasil, além de estimular o desenvolvimento regional.
Com sede em Bagé, a Unipampa está presente nas cidades de Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Sant’Ana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana, com mais de 10 mil alunos de graduação e outros mais de mil na pós-graduação em seus 70 cursos de graduação, quatro doutorados, cerca de vinte mestrados e mais de 30 especializações.
A data será lembrada com uma live entre o deputado Mainardi e o ex-ministro Haddad, a partir das 18h30, no facebook.com/MainardiPT, comentando sobre esta conquista da comunidade bageense. A criação da Unipampa naquele dia contou com cerca de 10 mil pessoas em Bagé.
A presença da Unipampa tem feito a diferença nas comunidades, como é o caso de São Gabriel, que com a pandemia de covid-19, a instituição dispôs um laboratório completo para realização dos exames RT-PCR, que são aliados na identificação dos casos no município e região.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 26/07/2020 17h08
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com