26 julho 2020

Unipampa comemora 15 anos nesta segunda-feira com live especial

Nesta segunda-feira, completam-se 15 anos da criação da Universidade Federal do Pampa, no ato que aconteceu em Bagé no ano de 2005 (foto divulgação)
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) completará 15 anos nesta segunda-feira, 27 de julho, quando o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, junto com os ex-ministros da Educação, Tarso Genro e Fernando Haddad, anunciaram sua criação em ato realizado na Praça Silveira Martins, em Bagé. Uma live realizada pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, do PT, lembrará esta data especial.

A Unipampa surgiu da luta da federalização da Universidade da Região da Campanha, atual Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), que lutava pela sobrevivência e renasceu também logo após. Sua criação foi pela Lei nº 11.640, com o objetivo de avançar com a expansão das universidades federais pelo interior do Brasil, além de estimular o desenvolvimento regional.

Com sede em Bagé, a Unipampa está presente nas cidades de Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Sant’Ana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana, com mais de 10 mil alunos de graduação e outros mais de mil na pós-graduação em seus 70 cursos de graduação, quatro doutorados, cerca de vinte mestrados e mais de 30 especializações.

A data será lembrada com uma live entre o deputado Mainardi e o ex-ministro Haddad, a partir das 18h30, no facebook.com/MainardiPT, comentando sobre esta conquista da comunidade bageense. A criação da Unipampa naquele dia contou com cerca de 10 mil pessoas em Bagé.

A presença da Unipampa tem feito a diferença nas comunidades, como é o caso de São Gabriel, que com a pandemia de covid-19, a instituição dispôs um laboratório completo para realização dos exames RT-PCR, que são aliados na identificação dos casos no município e região. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 26/07/2020 17h08 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.