26 julho 2020

Congrega Urcamp está com inscrições abertas para edição online

Congrega Urcamp será totalmente digital neste ano e inscrições já estão abertas (foto divulgação)
Devido à pandemia, o principal evento do Centro Universitário da Região da Campanha, o Congrega Urcamp, edição 2020, será inteiramente digital, com o tema "Sustentabilidade, Inovação e Transformação Digital". As inscrições estão abertas para o evento, que acontecerá de 26 a 30 de outubro totalmente pela internet, no seu site oficial. Dentro da programação de cinco dias, ocorrerá a 16ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 16ª Mostra de Iniciação Científica; 14ª Mostra de Projetos Comunitários, de Extensão e integradores; a 14ª Mostra de Iniciação Científica Júnior, além das oficinas, desenvolvidas em variados temas.

O evento promoverá o conhecimento sobre aspectos culturais, inovadores, tecnológicos e sustentáveis no Bioma Pampa para atuar na resolução de problemas ambientais, na educação, na tecnologia, na promoção do potencial turístico, na valorização do patrimônio histórico e cultural, bem como estabelecer a integração do conhecimento técnico científico para a comunidade acadêmica em geral.

O vice-reitor da instituição, Fábio Paz, explica que a Urcamp, que busca sempre se posicionar na vanguarda do Ensino Superior, lançou mão de ferramentas e tecnologias para tornar o evento ainda mais interativo e dinâmico. Nesse ano, contudo, a virtualização do congresso foi a maior desde a primeira edição.

Seguindo a temática escolhida para este ano, o evento, muito em função do próprio momento em que a sociedade se encontra, de atividades limitadas ao ambiente virtual em função da pandemia de covid-19, coloca em prática alguns projetos já idealizados pela instituição. A atividade totalmente virtual tem como objetivo divulgar trabalhos acadêmicos que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão em Mostras de Iniciação científica, de Projetos Comunitários, de Extensão e Integradores e Jornada de Pós-graduação. "Já tínhamos essa ideia de criar algo atualizado, moderno em relação ao Congrega. O surgimento da pandemia fez com que a gente acelerasse esse processo", relata.

O congresso on-line traz algumas vantagens em relação ao presencial e Paz aponta algumas delas: "O público poderá participar de forma muito mais forte que o presencial, já que abre a possibilidade de criar eventos em horários diferentes, com interação e troca de experiências efetiva, além de aumentar o alcance de público. Pessoas que não tinham como se deslocar a Bagé em edições anteriores, poderão participar do evento on-line. Quebramos as barreiras de distância. Pessoas do mundo inteiro podem participar, basta acessar um link em casa", explica.

A edição on-line diminuiu consideravelmente os custos do evento, o que refletiu diretamente no valor da inscrição, que caiu quase 50%. Quem garantir sua vaga até dia 8 de setembro, pagará valores ainda menores, variando de R$ 15, para estudantes de Ensino Médio, a R$ 45, para profissionais. Os valores estão disponíveis no site.

A coordenadora do evento, Anabela Oliveira, adianta que as inscrições já estão abertas no site da Urcamp, com previsão de submissão dos trabalhos a partir de 3 agosto. Neste ano, as mostras serão realizadas através de vídeos de divulgação científica, que devem ser encaminhados pelos inscritos em até 15 dias após a aprovação dos resumos submetidos ao evento.

Posteriormente, esses vídeos serão postados no canal do Youtube do evento correspondente para a competição. Anabela adianta que para a premiação, serão considerados a nota geral do trabalho, além do número de curtidas no vídeo.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do Jornal Minuano e Urcamp 
Data: 26/07/2020 18h22
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.