Possível óbito por covid-19 não foi confirmado nesta segunda-feira em São Gabriel, informou o Prefeito Rossano Gonçalves (foto reprodução Prefeitura SG) |
A paciente, uma idosa de 93 anos, teve confirmações positivas nos primeiros testes rápidos e exames médicos, conforme afirmado pelo seu neto, Wellington Menezes, em informações enviadas à imprensa local. Dois exames rápidos assim como o teste RT-PCR, que é de padrão em casos suspeitos de covid-19 foram feitos. Ele ainda relatou que ela foi sepultada sem velório, o que gerou desconfiança por parte da família e que teriam informado na Santa Casa que ela teria tido covid-19.
Prefeitura informa que exame deu negativo
Durante a live feita pelo Prefeito Rossano com os médicos Ricardo Coirolo (Secretário da Saúde) e Kátia Raposo (coordenadora Comitê Covid-19), foi informado que o exame RT-PCR da paciente, que é o comprobatório, deu negativo e não foi então confirmada a 12ª morte. No entanto, familiares da idosa fizeram vários questionamentos na live e o Prefeito se comprometeu a entrar em contato com os mesmos.
A médica Kátia explicou que este procedimento de não fazer cerimônias de velório e sepultamento de suspeitos de covid-19 é determinado pelos protocolos técnicos do Ministério da Saúde e necessário mesmo que os casos não se confirmem. O Prefeito anunciou que deverá emitir um novo decreto devido àos casos de aglomerações na Praça e em postos, entre outros, no final de semana, sem restringir o comércio que segue as medidas preventivas e restritivas.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 20/07/2020 20h40
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com