Mapa das bandeiras definitivas para a semana teve mudança radical, onde de 90% das regiões em bandeira vermelha, agora a maioria reverteu para laranja (foto divulgação Governo do Estado) |
No mapa preliminar, o Estado estava com 18 regiões em bandeira vermelha. O governo decidiu acatar o pedido de reconsideração de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Erechim, Lajeado, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana. Conforme o governador, essas zonas tiveram melhoria ou estabilidade em indicadores importantes, compor isso, foram mantidas com risco em nível médio.
O Gabinete de Crise, contudo, indeferiu os recursos apresentados pelas regiões de Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Taquara, que permanecem em bandeira vermelha, por terem apresentado alto nível de ocupação dos leitos e de propagação do vírus. Assim, se juntam a Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre, que já estavam em vermelho e seus representantes não apresentaram pedido de reconsideração.
O Prefeito Rossano Gonçalves tinha informado no último sábado que as prefeituras da região da Fronteira Oeste passaram a noite de sexta-feira e durante o sábado alinhando estratégias e reunindo dados para alterar os índices que colocaram a região na bandeira vermelha.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 20/07/2020 20h18
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com