Em reunião virtual realizada no final da tarde deste domingo (14), os onze municípios integrantes - Alegrete, Barra do Quarai, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quarai, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Borja, São Gabriel, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana - da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), entre eles São Gabriel, decidiram questionar o Governo do Estado sobre os critérios de restrição que colocaram a região na bandeira vermelha e manter a bandeira laranja, com o funcionamento do comércio e serviços com restrições de atendimento, até o Governador Eduardo Leite responder os questionamentos da entidade.
Ou seja, os municípios não fecharão o comércio a partir desta segunda-feira. A decisão foi anunciada pelo Prefeito Rossano Gonçalves em vídeo publicado no começo da noite no Facebook da Prefeitura de São Gabriel. "Queremos entender porque o estudo da UFPEL, que é baseado em projeções, não com o que está ocorrendo, e o Governo do Estado colocaram nossa região com bandeira vermelha, sendo que Lajeado e Passo Fundo, que tem um grande número de casos e óbitos por covid-19 bem maior do que os nossos, estão com bandeiras amarela e laranja", resumiu.
Segundo Rossano, ficou acordado que os 11 municípios da região manterão o comércio e serviços abertos como se estivessem em bandeira laranja, com restrições mais rigorosas, mas sem proibições além das já existentes e com cobrança maior de cumprimento das medidas sanitárias, até que o Governo do Estado responda dúvidas dos municípios.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 14/06/2020 19h48
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com