Entre elas, a retomada do toque de recolher a partir das 22h; o fechamento dos "rotas" (espécie de plantões) de de bebidas alcóolicas totalmente por 10 dias; a proibição de consumo de bebida alcoólica em espaços públicos no município de Bagé; a redução de horário de bares e restaurantes até 22h, com atendimento em delivery até meia-noite; proibição de aglomerações em frente à praças e restaurantes; promoção de festas em reuniões agora é crime.
A partir de agora, a Polícia Civil, Brigada Militar e Vigilância em Saúde irão atuar para, inclusive, prender em flagrante quem estiver promovendo esse tipo de ação. A fiscalização estará reforçada, com postura mais firme e vai multar tanto pessoas quanto empresas que permitirem aglomerações.
Divaldo falou também que a Vigilância em Saúde poderá fechar igrejas no município, com número de fieis acima do permitido, serão fechadas. "Independente de religião, obedeça as regras do Decreto, porque valem para todos", afirmou Divaldo. As igrejas podem ser interditadas se houver registro de aglomerações.
Mário Mena também confirmou a realização de uma reunião no Ministério Público, onde serão levadas as novas medidas. "Não podemos mais aceitar que poucas pessoas, por irresponsabilidade, coloquem em risco todo o trabalho de uma equipe que envolve Prefeitura, Exército e outras instituições, colocando em risco a saúde da população", afirmou o prefeito.
Nas redes sociais, várias fotos e vídeos mostraram aglomerações nas ruas de Bagé, principalmente a Avenida Sete de Setembro, no Centro da cidade, assim como reuniões que viraram festas particulares e geraram reclamações de moradores, que acionaram a Brigada Militar. Segundo informações da página de notícias em live no sábado, uma das reuniões realizadas na noite de sexta-feira teria virado uma festa, trazendo grande público no Bairro Alto da Santa Casa e quando a BM chegou, foi um "Deus nos acuda", com pessoas escapando para não serem pegas, comprovando a transgressão às determinações para prevenção ao COVID-19.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 18/05/2020 15h15
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com