29 maio 2020

Laboratório da Unipampa, um grande aliado na luta contra o covid-19 em São Gabriel

Professores da  Unipampa falaram sobre os trabalhos do laboratório dedicado à detecção molecular do vírus em exames para identificar casos de covid-19 em São Gabriel
Um grande aliado para a prevenção ao coronavírus - covid-19 em São Gabriel tem sido a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com o laboratório dedicado à detecção molecular do vírus em exames para identificar casos. Liderado pelo professor Jeferson Luis Franco e tem como colaboradores os docentes Juliano Tomazzoni Boldo, Luiz Fernando Würdig Roesch e Andrés Delgado Cañedo, servidores da Unipampa - Campus São Gabriel, o laboratório atende não somente o município mas também demais da região, e até o momento, centenas de exames já foram realizados.

O site conversou com os professores que apresentaram o laboratório e falaram da importância deste trabalho, bem como a presença da Unipampa na cidade. "Estes trabalhos permitem realizar a detecção molecular de covid-19 aqui em São Gabriel, em parceria com o Laboratório Central do Estado (LACEN/RS), auxiliando o mesmo na crescente demanda por testes em amostras coletadas dos pacientes com suspeita de covid-19 e adotamos todos os procedimentos de segurança e precisão, graças aos equipamentos aqui existentes", destacou Jeferson Franco.

A implantação do laboratório, possível através de várias parcerias, tornou os exames, que antes demoravam muitos dias para serem informados porque eram encaminhados pela Santa Casa de Caridade e o Comitê Covid-19, mais rápidos de serem realizados. "Por exemplo, se recebermos as amostras até as 9 horas da manhã, até o meio-dia os resultados estão prontos. Em média, cada exame enviado para o LACEN tinha o custo de 500 reais por exame e aqui com a Unipampa, é totalmente gratuito, na missão que desenvolvemos, trazendo benefícios tanto para os hospitais da cidade e região quanto à saúde pública dos nossos municípios", afirmou.

Além de São Gabriel, o laboratório tem atendido os municípios de Santana do Livramento, Rosário e Vila Nova do Sul. Um alerta que Franco faz é que a comunidade não procure a Unipampa para fazer os exames, pois estes são exclusivamente solicitados pela Santa Casa e a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Comitê Covid-19. Finalizando, ele salientou que a ação, que é ressaltada diariamente pela Prefeitura em agradecimento, é a forma da Unipampa mostrar a sua importância de estar presente na comunidade, com estrutura e pesquisas científicas, que estão sendo essenciais para a população neste momento difícil que vivemos.

O professor Juliano Tomazzoni Boldo mostrou a estrutura do laboratório, que tem equipamentos já presentes no Campus, foram adquiridos ao longo de mais de 10 anos de empenho de docentes e técnicos em diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão. A cabine de biossegurança, exigência da OMS e único equipamento comprado especificamente para este fim, foi adquirida com verba contemplada em projeto de pesquisa liderado pelo Prof. Luiz Fernando.

Os kits de coleta e insumos foram disponibilizados pela Unipampa/MEC, pelo Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho de Rosário do Sul e por verba de projeto coordenado pelo Prof. Jeferson. A Santa Casa de Caridade e a Secretaria de Saúde de São Gabriel doaram EPI e produtos para higienização. O Prof. Felipe Pinheiro, do Campus São Gabriel, confeccionou máscaras do tipo face shield, produzidas em impressora 3D. O início do trabalho no Campus São Gabriel teve auxílio técnico do Prof. Michel Mansur Machado, do Campus Uruguaiana, e da Bióloga-Mestre Patrícia Chaves Brittes, da UFSM.

Confira a live feita com os profissionais para o "Caderno7 em Casa", e desde já reforçamos a importância de prestigiar e valorizar uma universidade pública e gratuita em nossa comunidade.



Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 29/05/2020 11h20 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.