Professores da Unipampa falaram sobre os trabalhos do laboratório dedicado à detecção molecular do vírus em exames para identificar casos de covid-19 em São Gabriel |
O site conversou com os professores que apresentaram o laboratório e falaram da importância deste trabalho, bem como a presença da Unipampa na cidade. "Estes trabalhos permitem realizar a detecção molecular de covid-19 aqui em São Gabriel, em parceria com o Laboratório Central do Estado (LACEN/RS), auxiliando o mesmo na crescente demanda por testes em amostras coletadas dos pacientes com suspeita de covid-19 e adotamos todos os procedimentos de segurança e precisão, graças aos equipamentos aqui existentes", destacou Jeferson Franco.
A implantação do laboratório, possível através de várias parcerias, tornou os exames, que antes demoravam muitos dias para serem informados porque eram encaminhados pela Santa Casa de Caridade e o Comitê Covid-19, mais rápidos de serem realizados. "Por exemplo, se recebermos as amostras até as 9 horas da manhã, até o meio-dia os resultados estão prontos. Em média, cada exame enviado para o LACEN tinha o custo de 500 reais por exame e aqui com a Unipampa, é totalmente gratuito, na missão que desenvolvemos, trazendo benefícios tanto para os hospitais da cidade e região quanto à saúde pública dos nossos municípios", afirmou.
Além de São Gabriel, o laboratório tem atendido os municípios de Santana do Livramento, Rosário e Vila Nova do Sul. Um alerta que Franco faz é que a comunidade não procure a Unipampa para fazer os exames, pois estes são exclusivamente solicitados pela Santa Casa e a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Comitê Covid-19. Finalizando, ele salientou que a ação, que é ressaltada diariamente pela Prefeitura em agradecimento, é a forma da Unipampa mostrar a sua importância de estar presente na comunidade, com estrutura e pesquisas científicas, que estão sendo essenciais para a população neste momento difícil que vivemos.
O professor Juliano Tomazzoni Boldo mostrou a estrutura do laboratório, que tem equipamentos já presentes no Campus, foram adquiridos ao longo de mais de 10 anos de empenho de docentes e técnicos em diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão. A cabine de biossegurança, exigência da OMS e único equipamento comprado especificamente para este fim, foi adquirida com verba contemplada em projeto de pesquisa liderado pelo Prof. Luiz Fernando.
Os kits de coleta e insumos foram disponibilizados pela Unipampa/MEC, pelo Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho de Rosário do Sul e por verba de projeto coordenado pelo Prof. Jeferson. A Santa Casa de Caridade e a Secretaria de Saúde de São Gabriel doaram EPI e produtos para higienização. O Prof. Felipe Pinheiro, do Campus São Gabriel, confeccionou máscaras do tipo face shield, produzidas em impressora 3D. O início do trabalho no Campus São Gabriel teve auxílio técnico do Prof. Michel Mansur Machado, do Campus Uruguaiana, e da Bióloga-Mestre Patrícia Chaves Brittes, da UFSM.
Confira a live feita com os profissionais para o "Caderno7 em Casa", e desde já reforçamos a importância de prestigiar e valorizar uma universidade pública e gratuita em nossa comunidade.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 29/05/2020 11h20
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com