29 maio 2020

Educação em Vila Nova do Sul não pára

Aulas estão sendo de forma remota em Vila Nova do Sul, mostrando que Educação municipal não parou mesmo na pandemia de covid-19 (fotos divulgação)
Com informações da Secretaria de Educação de Vila Nova do Sul

A partir de 18 de março as aulas presenciais foram suspensas e o Município de Vila Nova do Sul passou a trabalhar com aulas remotas. No mês de abril foi realizada uma reunião com a equipe gestora das escolas Municipais, SMEC e CME para tomar as medidas necessárias durante o período de afastamento  como forma de prevenção ao Covid-19, o principal objetivo foi  manter o vínculo dos alunos com as escolas.



No mês de Abril, foi realizado o levantamento dos alunos com acesso à internet, a partir disso foram criados grupos de estudos online por turma e enviados materiais para aqueles que não têm acesso. Sendo disponível transporte para levar o material elaborado pelos professores regentes, impressos, organizados e entregues pela coordenação da escola de E.F. Professora Maria Pereira Teixeira todas as quartas-feiras. Para a Educação Infantil ficou determinado que os professores também criassem grupos para sugerir atividades a serem realizadas com a família, além disso, as professoras responsáveis por essas turmas confeccionariam materiais para serem trabalhados com os alunos no retorno. Foi solicitado aos professores que fizessem planos de trabalho das suas turmas de acordo com a BNCC, RCG e DOM e realização de Curso de Formação Online.

Alunos receberam material em casa e suporte dos professores
No mês de Maio foi realizada nova reunião e tomadas as seguintes medidas: seguir com os grupos de estudos online e entrega de material com atividades de cunho reflexivo, estimulando o raciocínio, relacionados a assuntos da atualidade referente a cada área do conhecimento. Com os professores foi solicitado que respondessem a um questionário com o objetivo de melhorar a estrutura física e humana da escola. E, buscando maior aproximação com os alunos neste difícil momento de isolamento social, foi criado um vídeo pelo corpo docente e funcionários, com fotos e palavras de incentivo para ser enviado aos alunos como demonstração de força e carinho.

Mensagens de apoio foram enviadas a pais e alunos durante este período como forma de incentivo e carinho
Para o mês de Junho foi realizada nova reunião, na qual foi decido prosseguir com as atividades remotas de aulas programadas e encontros virtuais com os professores.  Durante todo este período foram distribuídos aos alunos material escolar de apoio, garantindo condições para a realização das tarefas propostas pelos professores. Conforme orientação do PNAE, a merenda escolar está sendo entregue para Assistência Social do Município. A partir dessas medidas, tem-se a certeza de que os alunos da rede municipal estão sendo assistidos, pois neste momento, conclui-se que a parceria escola e família está dando certo.


Portanto, o trabalho desenvolvido pela Educação de Vila Nova do Sul está servindo de modelo para outros municípios, o que deixa a Comunidade Escolar muito satisfeita e convicta de que está no caminho certo, afirma a Secretária de Educação e Cultura Carmen Lopes de Moraes.

Reportagem: Secretaria de Educação de Vila Nova do Sul/Divulgação
Data: 29/05/2020 11h31 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.