15 maio 2020

Coronavírus: AMAN licenciou cadetes para irem para casa até 27 de maio

Cadetes foram liberados para ir para suas casas, de 8 a 27 de maio e alguns deles tiveram COVID-19, como em Uruguaiana; Academia recomendou isolamento e todas as medidas sanitárias (foto divulgação/AMAN)
A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) ofereceu aos seus Cadetes (alunos à oficiais do Exército) a liberação para visitar seus familiares, com recomendação para manter medidas sanitárias e de prevenção. Segundo informação da própria AMAN em seu site, mais de 1700 cadetes deixaram a academia no período, que iniciou em 8 de maio e irá até 27 do mesmo mês. Há a informação que alguns deles estão em São Gabriel, mas estariam respeitando o isolamento recomendado pelo liceu militar.



As primeiras informações são de que alguns cadetes que estão em São Gabriel estão isolados em suas casas e realizaram exames, dando negativo. Os procedimentos de prevenção foram adotados para todo o público circulante na AMAN, abrangendo os 1.765 Cadetes, demais militares do corpo permanente e servidores. Todos são acompanhados de perto pela equipe médica do Corpo de Cadetes (CC) mediante a realização de entrevistas e questionário epidemiológico para identificação de sintomas, aferição de temperatura e a adoção das medidas sanitárias preventivas.

No caso de suspeita de sintomas de infecção pelo novo coronavírus, a pessoa é levada ao Hospital Militar de Resende (HMR), onde é submetida a exames para a constatação de um diagnóstico. Se constatado positivo para COVID-19, esses militares seguem internados na unidade, em uma área isolada da enfermaria. No caso dos Cadetes, são direcionados para um alojamento especificamente preparado ao acolhimento e tratamento dos infectados e continuam sendo acompanhados pela equipe médica do CC.

Diante desse quadro, a AMAN realizou um esforço para que o conteúdo programático das atividades acadêmicas fosse antecipado, permitindo a realização do licenciamento dos Cadetes no período de 8 a 27 de maio. A preocupação se justifica porque em Uruguaiana, sete Cadetes deram positivo para COVID-19.


Perguntamos há pouco à Secretaria da Saúde sobre monitoramento destes alunos, mas a coordenadora do Comitê de COVID-19, médica Katia Raposo Pereira, informou que uma manifestação oficial deverá ser realizada no final da tarde desta sexta-feira, quando é realizada a informação do boletim diário da situação sanitária em São Gabriel. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 15/05/2020 14h51
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.