As primeiras informações são de que alguns cadetes que estão em São Gabriel estão isolados em suas casas e realizaram exames, dando negativo. Os procedimentos de prevenção foram adotados para todo o público circulante na AMAN, abrangendo os 1.765 Cadetes, demais militares do corpo permanente e servidores. Todos são acompanhados de perto pela equipe médica do Corpo de Cadetes (CC) mediante a realização de entrevistas e questionário epidemiológico para identificação de sintomas, aferição de temperatura e a adoção das medidas sanitárias preventivas.
No caso de suspeita de sintomas de infecção pelo novo coronavírus, a pessoa é levada ao Hospital Militar de Resende (HMR), onde é submetida a exames para a constatação de um diagnóstico. Se constatado positivo para COVID-19, esses militares seguem internados na unidade, em uma área isolada da enfermaria. No caso dos Cadetes, são direcionados para um alojamento especificamente preparado ao acolhimento e tratamento dos infectados e continuam sendo acompanhados pela equipe médica do CC.
Diante desse quadro, a AMAN realizou um esforço para que o conteúdo programático das atividades acadêmicas fosse antecipado, permitindo a realização do licenciamento dos Cadetes no período de 8 a 27 de maio. A preocupação se justifica porque em Uruguaiana, sete Cadetes deram positivo para COVID-19.
Perguntamos há pouco à Secretaria da Saúde sobre monitoramento destes alunos, mas a coordenadora do Comitê de COVID-19, médica Katia Raposo Pereira, informou que uma manifestação oficial deverá ser realizada no final da tarde desta sexta-feira, quando é realizada a informação do boletim diário da situação sanitária em São Gabriel.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 15/05/2020 14h51
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com