Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

17 abril 2020

Comando Militar do Sul prepara posse de gabrielense no seu comando

General Stumpf, natural de São Gabriel, assumirá o Comando Militar do Sul em 30 de abril, em solenidade fechada devido ao coronavírus (foto Exército/divulgação)
O Comando Militar do Sul (CMS) prepara a troca de comando, que será fechada e sem presença de público para evitar aglomerações e prevenção da COVID-19, em 30 de abril. O Comando, que reúne cerca de 50 mil militares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, passará a ser liderado pelo General Valério Stumpf Trindade, de São Gabriel. A posse acontecerá mas será fechada ao público devido à pandemia de coronavírus no País e Mundo.



O gabrielense Trindade assumirá no lugar de Geraldo Antônio Miotto, conhecido por ser avesso aos holofotes, orgulhoso da farda e reconhecido pela liderança e espírito cívico. Segundo o colunista Túlio Milman, de Zero Hora, Miotto enviou sua carta de despedida para várias autoridades, imprensa e órgãos, destacando que está chegando a hora de deixar o serviço ativo após cumprir o tempo legal máximo de permanência no posto.

No seu texto de agradecimento, Miotto destaca que “é chegada a hora de deixar o serviço ativo”, após cumprir o tempo legal máximo de permanência no posto de general de Exército. “Nessa instituição, fui impregnado com virtudes e valores de homens e mulheres de bem, escreveu. “Parto para essa nova etapa da minha vida carregado de orgulho por ter servido ao Exército e ao povo brasileiro”, afirma. E encerra: “Finalizo agradecendo e rogando ao Senhor de todos os Exércitos que ilumine e proteja a todos nós”.

O NOVO COMANDANTE
Stumpf tem plena experiência no Exército, tendo participado de duas guerras civis na década de 90. O General foi observador militar da Organização das Nações Unidas (ONU) e faz parte do colegiado do Alto Comando do Exército, composto por dezesseis generais quatro-estrelas. Natural de São Gabriel (RS), Stumpf usa uniforme desde 1975, quando ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Virou oficial da Cavalaria em 1981. Além dos cursos regulares de Formação, Aperfeiçoamento e Comando e Estado-Maior, realizou curso de Gerenciamento de Recursos de Defesa, na Escola Naval de Pós-Graduação dos EUA.

No Exterior, foi Observador Militar da ONU em Angola (missão UNAVEM II) e na Iugoslávia (missão UNPROFOR). Nos dois locais teve oportunidade de presenciar combates reais. Foi também adido militar junto à Embaixada do Brasil no Reino Unido (de 2008 a 2010).

No RS, comandou o 3º Regimento de Cavalaria de Guardas (Regimento Osorio), em Porto Alegre, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago) e a 3ª Região Militar (Porto Alegre), além de ter sido comandante-adjunto no Comando Militar do Sul.

Em outras funções, foi instrutor em três das principais escolas das Forças Armadas: a Academia Militar das Agulhas Negras (RJ), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Foi ainda assessor militar na Presidência da República, subcomandante de Operações Terrestres do Exército e, no governo Bolsonaro, ocupou o estratégico cargo de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que cuida da segurança presidencial e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).


O novo Comandante Militar do Sul é filho do também gabrielense Coronel Vilfredo de Ivanoé da Silva Trindade (que foi comandante da 13ª Cia Com, hoje Cia Com Mec, de 1963 a 1964) e da professora Marly Stumpf Trindade. Stumpf faz parte da família Trindade, conhecida em São Gabriel. É mais um gabrielense em posto de destaque no Exército, orgulhando a Terra dos Marechais. Mesmo com a posse sendo fechada por conta da pandemia, é um feito histórico para São Gabriel.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de Zero Hora 
Data: 17/04/2020 10h39
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.