19 março 2020

Dom Pedrito também decreta fechamento do comércio e restrição de circulação em locais públicos

Prefeitura de Dom Pedrito decretou fechamento de parte do comércio a partir desta sexta, 20 de março, como forma de enfrentamento do coronavírus (foto arquivo C7)
Na continuidade de ações para impedir a propagação do coronavírus (COVID-19), o Prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, emitiu novo decreto mais radical na tarde desta quinta-feira (19). O Decreto nº 25, que considera outro, de situação de calamidade pública do Governo do Estado, fechará o comércio da cidade por 30 dias.



“É a forma correta e a medida eficiente, o isolamento das pessoas e o cuidado de cada um de nós, isolados em suas residências, é a maneira de prevenir que o vírus não chegue com força em nosso município”, destacou o prefeito Mário Augusto, que também anunciou a prorrogação do pagamento do IPTU.

Uma das medidas apontadas no Decreto é o fechamento de parte do comércio e, mesmo os estabelecimentos que poderão ficar abertos, terão algumas restrições. “Estamos suspendendo, inclusive, o transporte coletivo de passageiros e regrando o transporte coletivo individual”, destacou.

Outra medida, mais enérgica, anunciada pelo mandatário, é a proibição da circulação de pessoas nas ruas e praças, sem que se tenha uma justificativa, além da orientação do isolamento social. A fiscalização será realizada através da Prefeitura, Brigada Militar e Exército Brasileiro.

Comércio: o que vai fechar?
Ficam suspensas, até segunda ordem, as atividades em academias, quadras poliesportivas, galerias, centros comerciais, lojas, centros de treinamento, clubes sociais, CTGs, escolas, bailes, igrejas, centros religiosos, casas noturnas, pubs, bares noturnos, salões de festas, boares e similares.

O que funciona (mas com restrições)
Casas lotéricas, bancos, postos de gasolina, clínicas de atendimento na área da saúde humana e animal, agroveterinárias, supermercados, mercearias, mercados, minimercados, açougues, peixarias, padarias, restaurantes, bares e lanchonetes, deste que adotadas medidas de higienização adequadas para controle epidemiológico, no entanto, estes estabelecimentos deverão permitir somente o ingresso de até 50% de sua capacidade.

Para quem chega ao município

O trânsito de pessoas que chegarem na Estação Rodoviária de Dom Pedrito também será controlado. Em caso de viajantes internacionais vindos de países que tem transmissão comunitária da doença, as medidas de isolamento serão adotadas. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do jornal Folha da Cidade 
Data: 19/03/2020 20h29 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.