Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

19 março 2020

Coronavírus: Bagé fechará o comércio por sete dias

Bagé, que tem dois casos de coronavírus, decretou fechamento do comércio por sete dias como medida de impedir a propagação do contágio
Após a confirmação de dois casos de coronavírus na cidade, a Prefeitura de Bagé convocou reunião com o Comitê Municipal e decidiu uma medida radical mas necessária: o Prefeito Divaldo Lara assinou um decreto que determina, a partir desta sexta-feira (20), o fechamento do comércio local, academias, universidades e todo tipo de serviço, exceto os essenciais, por sete dias.



Os restaurantes e lancherias devem funcionar em regime de delivery. Estas medidas são válidas a partir da meia-noite desta quinta-feira (19) e, após o prazo estipulado, uma nova reunião deve avaliar a permanência ou não das determinações. Serviços essenciais como farmácias, clínicas de atendimento, mercados e postos de combustíveis e bancos continuam em funcionamento.

Também foi emitido o decreto 050 de 19 de março de 2020, declarando estado de calamidade pública em toda a extensão do município , para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo Covid-19. Entre as principais medidas, estão a PROIBIÇÃO, pelo prazo de quinze dias, diante das evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde de:

- Circulação e do ingresso, no território do município, de veículos de transporte coletivo interestadual, público e privado, de passageiros;
- Da realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos, com mais de trinta pessoas;
- Aos produtores e aos fornecedores de bens ou de serviços essenciais à saúde, à higiene à alimentação de elevar, excessivamente, o seu preço ou exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva, em decorrência da epidemia causada pelo COVID-19.

Entre as determinações, estão que o transporte público de passageiros, público e privado, urbano e rural, em todo o território do município, seja realizado sem exceder a capacidade de passageiros sentados; fiscalização pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) e Coordenadoria de Vigilância Sanitária dos estabelecimentos, entidades e empresas, transporte público, acerca do cumprimento das normas estabelecidas no decreto.

O decreto também autoriza que sejam adquiridos bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do vírus, com dispensa de licitação, observando a lei federal nº 13979.

Um sistema mais intenso de limpeza no transporte coletivo foi determinado por meio do documento construído com participação do comitê e assinado pelo prefeito, que traz, ainda, diversas recomendações.
As repartições da administração pública municipal devem limitar o atendimento presencial ao público apenas aos serviços essenciais, bem como organizar as escalas de servidores para reduzir a circulação desnecessária, priorizando o teletrabalho e o revezamento.


Todas as orientações oficializadas no decreto estarão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Bagé (www.bage.rs.gov.br). Diariamente, às 17h, será emitido boletim oficial na página da Prefeitura no Facebook, com as informação atualizadas sobre a pandemia.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/03/2020 19h55
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.