Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

12 fevereiro 2020

Secretaria da Saúde de São Gabriel antecipa prevenção contra o coronavírus

Secretário Coirolo falou sobre a prevenção ao coronavírus, atento aos casos que podem chegar no país
Atenta as últimas notícias que vem do outro lado do mundo mas que despertam preocupações no Planeta e ressabiada por uma experiência parecida há mais de dez anos atrás, a Secretaria Municipal da Saúde se prepara contra o coronavírus, após receber as normas do Ministério da Saúde. Sobre o assunto, visto que São Gabriel passou por uma situação de surto em 2009 com a Gripe A (H1N1), a reportagem do site conversou com o Secretário Ricardo Coirolo nesta quarta-feira, 12 de fevereiro.



Coirolo informou que a Secretaria vem seguindo as normas e protocolos adotados pelo Ministério da Saúde, para detecção e identificação de casos do novo coronavírus, que até o momento, não teve casos confirmados no Brasil. "Primeiramente, os casos devem ser notificados ao Ministério da Saúde. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão orientadas permanentemente como proceder e agir, se vierem a ocorrer casos do vírus, que se assemelha a uma virose muito forte", explica.

O Secretário explica que um dos procedimentos é de que a UBS comunicará a Vigilância Sanitária e a Secretaria em caso de suspeita de contaminação de coronavírus. "Em caso de suspeita, o paciente ficará internado, em quarentena e procederemos os exames para sua identificação, que são feitos até o momento na Bahia, São Paulo e no Rio de Janeiro, pela Fiocruz, que é habilitada para estes casos", afirmou.


Ele ainda disse que em breve, serão comprados máscaras e luvas, que irão reforçar também a campanha de vacinação, que poderá ser antecipada a pedido da Secretaria Estadual da Saúde para o final de março, devido também às previsões de antecipação do frio. "Estamos nos atualizando sobre a situação do vírus, mas tomando também as medidas necessárias para proteger a nossa comunidade", finalizou.

O que é o novo coronavírus?
É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Como o novo coronavírus é transmitido?
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
* gotículas de saliva;
* espirro;
* tosse;
* catarro;
* contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
* contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Como é feito o diagnóstico do novo coronavírus?
O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus. As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica.

Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. Orienta-se a coleta de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar).

IMPORTANTE: Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Como é feito o tratamento do novo coronavírus?
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?
Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como prevenir o novo coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

* evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
* realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
* utilizar lenço descartável para higiene nasal;
* cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
* evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
* higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
* não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
* manter os ambientes bem ventilados;
* evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
* evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 12/02/2020 19h42 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.