12 fevereiro 2020

Cartão do SUS: Município pode deixar de receber 40% dos recursos federais da saúde

Secretário informa que agentes de saúde deverão visitar residências para realização dos cadastros do Cartão do SUS, até abril, que é o prazo final do cadastro
Até o momento, 65% da população está cadastrada no Cartão

O município de São Gabriel corre contra o tempo para atingir a totalidade de cadastros do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), antes do prazo final em abril, visto que o Governo Federal mudou o sistema de repasse de verbas para os municípios. Atualmente, 65% da população está cadastrada e ainda faltam 40% para que o município mantenha a totalidade de repasses do Ministério da Saúde. A Secretaria fará um mutirão para que todos os bairros possam ter o cadastro, senão o recurso poderá cair cerca de 40%.



O Secretário da Saúde, Ricardo Coirolo, informou que estará tendo reuniões com os Agentes de Saúde para intensificar os trabalhos de cadastro do Cartão Nacional do SUS. "Mesmo que a pessoa utilize um plano particular e que não use o serviço público, queremos que ela tenha o cartão do SUS, vamos buscar que toda a população tenha o seu cartão, para que o município não perca recursos da saúde", afirmou. A partir de maio, o Governo Federal repassará os recursos de acordo com a quantidade de Cartões do SUS que o município tiver.


O cadastro do Cartão pode ser feito na UBS Brandão Júnior ou com os agentes de saúde, que visitarão os bairros para realizar o cadastro. "Há bairros que estão com os índices do cadastro muito além do esperado, uma disparidade grande, vamos convidar a comunidade para que entre nessa conosco e possa ajudar o município a manter os recursos federais para a saúde", finaliza. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 12/02/2020 20h05 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário: