Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Gabrielense assumirá o Comando Militar do Sul

Acompanhe nossa cobertura sobre a guerra ao coronavírus

Para matar sua fome, pede uma Baita Pizza em São Gabriel! Clique aqui e saiba mais!

Supermercado Bromberger - O gigante dos preços baixos em São Gabriel!

Participe da promoção "De Malas Prontas" da Dismabe Superauto e ganhe um vale-viagem!

Dia 22 de março - Dia Mundial da Água

Conheça o novo endereço da Pohlmann Móveis em Madeira e Decoração

Se inscreva no Vestibular de Verão da Urcamp - provas com agendamento diário

Hospede-se na Rede de Hotéis Suárez, um hotel sempre perto de você! CLIQUE AQUI PRA FAZER SUA RESERVA

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Matricule-se no Fisk e ganhe um presente!

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Previna-se contra o novo coronavírus - Prefeitura de São Gabriel

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Se proteja do Coronavírus com as dicas do Sicredi

Studio H de Mana, em novo endereço

Gabrielense assumirá o Comando Militar do Sul

Natural de São Gabriel, General Stumpf deverá assumir o Comando Militar do Sul, possivelmente em abril (foto divulgação/Exército)
O Exército realizou a sua reunião anual do Alto Comando, nesta quinta-feira (20) e decidiu quem substituirá o General Antônio Miotto no Comando Militar do Sul. E será um gabrielense, o General Valério Stumpf Trindade, que trabalhou diretamente com o General Heleno Ribeiro, como secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional, e hoje é secretário de economia e finanças do Exército. Stumpf tem plena experiência no Exército, tendo participado de duas guerras civis na década de 90.



O General foi observador militar da Organização das Nações Unidas (ONU) e faz parte do colegiado do Alto Comando do Exército, composto por dezesseis generais quatro-estrelas. Natural de São Gabriel (RS), Stumpf usa uniforme desde 1975, quando ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Virou oficial da Cavalaria em 1981. Além dos cursos regulares de Formação, Aperfeiçoamento e Comando e Estado-Maior, realizou curso de Gerenciamento de Recursos de Defesa, na Escola Naval de Pós-Graduação dos EUA.

No Exterior, foi Observador Militar da ONU em Angola (missão UNAVEM II) e na Iugoslávia (missão UNPROFOR). Nos dois locais teve oportunidade de presenciar combates reais. Foi também adido militar junto à Embaixada do Brasil no Reino Unido (de 2008 a 2010).

No RS, comandou o 3º Regimento de Cavalaria de Guardas (Regimento Osorio), em Porto Alegre, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago) e a 3ª Região Militar (Porto Alegre), além de ter sido comandante-adjunto no Comando Militar do Sul.

Em outras funções, foi instrutor em três das principais escolas das Forças Armadas: a Academia Militar das Agulhas Negras (RJ), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Foi ainda assessor militar na Presidência da República, subcomandante de Operações Terrestres do Exército e, no governo Bolsonaro, ocupou o estratégico cargo de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que cuida da segurança presidencial e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).


O novo Comandante Militar do Sul é filho do também gabrielense Coronel Vilfredo de Ivanoé da Silva Trindade (que foi comandante da 13ª Cia Com, hoje Cia Com Mec, de 1963 a 1964) e da professora Marly Stumpf Trindade, que residem em Porto Alegre. Stumpf faz parte da família Trindade, conhecida em São Gabriel. É mais um gabrielense em posto de destaque no Exército, orgulhando a Terra dos Marechais. Sua posse deverá acontecer em abril, a ser confirmada.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de Zero Hora 
Data: 20/02/2020 20h11
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: