28 janeiro 2020

Gabrielense é a primeira mulher trans a se formar em Dança pela UFSM

Bruna Macedo Borges, que está junto com os familiares, se formou bacharela em Dança, sendo a primeira trans a conquistar o diploma do curso no País; festa foi realizada na última semana na AABB em São Gabriel
A noite de sexta-feira, 24 de janeiro, foi especial para a gabrielense Bruna Macedo Borges, que se formou como Bacharela em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mais do que a conquista do diploma, marcou um importante passo para a diversidade no Rio Grande do Sul. Bruna é a primeira mulher transgênero a conquistar o título de bacharela em Dança no País, e falou do orgulho de representar todas as demais do gênero, na luta contra o preconceito.



Momento da chegada da nova bacharela em Dança, saudada pelos convidados na AABB

Colegas que se formaram com ela prestigiaram a festa e a comemoração
A festa de formatura foi realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com a presença de colegas, amigos, familiares e também de demais formandos da turma, que fizeram uma grande festa. Filha de Sílvio Borges e Ana Paula Macedo, Bruna comemorou muito com todos os que estavam presentes. Ela destaca a grandeza da conquista.

"É uma conquista enorme ser a primeira mulher trans bacharel em Dança no país que mais mata a população trans, por isso é um ato revolucionário. É uma felicidade enorme poder representar tantas outras hoje o meu nome se torna o nome de muitas outras e da força para querer continuar e estar sempre lutando", destacou.

Bruna brinda conquista com os pais e familiares...

...e festejou durante toda a noite com os colegas e amigos
Bruna salienta que o curso deu muitas possibilidades de vida e cultura e que está preparada para novos desafios. Ela conta que está trabalhando em dois espetáculos de dança, "Frágil - O baile cênico das relações", do grupo Integração e Arte, onde atua como bailarina e "Manada", que é o espetáculo de conclusão da 4ª turma do curso de Dança, que cresceu de tal forma que foi decidido continuar com o projeto e fazer uma turnê pelo estado. "E hoje eu me sinto preparada para novos desafios, uma área que me apaixonei e que estou estudando cada vez mais é o teatro", assevera.

Finalizando, Bruna agradece a família que sempre apoiou-a em tudo, desde o início, "m especial meu pai e a tia Marta que nunca desistiram e sempre me deram suporte me fazendo acreditar que eu era capaz. Hoje me sinto uma mulher preparada para o que vier. Acredito muito no que eu faço e tenho consciência de que são nos pequenos gestos que a gente toca o coração das pessoas e muda o mundo", finaliza.


A festa foi grandiosa, ainda mais para um desafio que é valorizar a diversidade e conquistar um espaço justo na sociedade atual. Parabéns à Bruna!

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 28/01/2020 21h39 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário: