11 novembro 2019

Fiéis vão à Santa Maria para agradecer e pedir à Medianeira de Todas as Graças

Romaria da Medianeira, em sua 76ª edição, levou mais de 500 mil pessoas de todas as regiões do Estado e País para Santa Maria neste domingo, 10 de novembro
O domingo (10) foi especial em Santa Maria. Fiéis vindos de todas as regiões do Estado e do País vieram à cidade para participar da 76ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira, que teve sua procissão realizada na parte da manhã. Estima-se que mais de 500 mil fiéis tomaram as ruas da cidade e foram até o Santuário-Basílica para agradecer e pedir à santa padroeira do Estado. Muitos gabrielenses também se fizeram presentes. O site Caderno7 acompanhou as atividades durante o dia em Santa Maria.



Multidão tomou as avenidas de Santa Maria em percurso até o Santuário Basílica da Medianeira, em momento de fé e devoção

A procissão foi tranquila e sem incidentes, todos pelo mesmo objetivo
A procissão saiu da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, após a Missa e percorreu as ruas do Acampamento, Nossa Senhora Medianeira até chegar ao Santuário. Muitas pessoas caminharam descalças, levando velas, pagando promessas e também se viram muitas crianças vestidas de anjos. A santa teve o acompanhamento de Nossa Senhora do Líbano, trazida pelo Bispo Maronita do Brasil, Dom Edgar Madi.

Havia o temor de mau tempo, mas tempo colaborou e fez sol forte e calor durante o dia

Missas de hora em hora foram realizadas na Basílica, sempre lotada

Visitação à Santa no interior da Basílica também tinha grande procura
Eram tantas pessoas que nem todo mundo conseguiu entrar no Santuário. A Missa Campal da Romaria foi celebrada por Dom Ricardo Hoepers, bispo diocesano de Rio Grande, e pelo Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, e foi animada pelo Coral do Santuário Basílica da Medianeira, Irmãs de Maria de Schoenstatt, seminaristas Palotinos e músicos convidados regidos por Lucas Siduoski.

A presença de crianças também foi numerosa, muitas delas vestidas de anjo

No final do dia, a imagem da Santa que foi transportada na procissão foi levada para as últimas missas na Basílica
Durante a tarde, missas foram realizadas no Altar Monumento e na Basílica, de hora em hora, com a Bênção da Saúde. O evento mobiliza anualmente um grande público à Santa Maria. Uma excursão levada pela Reck Turismo esteve presente a este grande evento de fé e religiosidade.

Como começou?
A Romaria da Medianeira começou em 1930, quando foi celebrada a primeira festa em homenagem à Padroeira dos Gaúchos. Santa Maria estava ameaçada por um confronto armado entre unidades militares, e perante isso, um grupo de 23 mulheres pediu à Nossa Senhora Medianeira que não houvesse o conflito, para que Santa Maria fosse livrada da Revolução de 1930. E deu certo.


A primeira pedra do Santuário foi colocada em 1935, e a 25 de outubro de 1942, a santa foi proclamada Padroeira do Rio Grande pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Becker. A partir de 1943, começaram as romarias, o que perdura até hoje.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/11/2019 10h09
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.