Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Domingo tem a 76ª Romaria da Medianeira em Santa Maria

Casa do Sofá, agora em novo endereço! Confira!

Dia 05-12 - Grande Festa Final de Ano com Sandro e Cícero, na Seven - Realização RW Saúde dos Cabelos e Lú Couros

Renova Lar Tottal - até 30 de novembro

Hospede-se na Rede de Hotéis Suárez, um hotel sempre perto de você! CLIQUE AQUI PRA FAZER SUA RESERVA

Matrículas abertas no Colégio Perpétuo Socorro para 2020!

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Faça inglês e espanhol no Fisk - matrículas abertas

Garupa São Gabriel - Tá aqui do lado

Renegocie suas dívidas judiciais com a Prefeitura com o REFIS Judicial

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Poupança? É Sim, Sicredi - Aproveite para fazer a diferença em sua vida financeira

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Dra. Marcele Camponogara - Odontologia e Estética

Studio H de Mana, venha conhecer

Domingo tem a 76ª Romaria da Medianeira em Santa Maria

Padre Ruben Dotto é o Reitor da Paróquia da Medianeira, que terá sua Romaria neste domingo, 10 de novembro, em Santa Maria (foto divulgação/Mitra Diocesana de Santa Maria)
Neste domingo, 10 de novembro, acontece a 76ª edição da Romaria Estadual da Medianeira, promovida pela Arquidiocese de Santa Maria, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira. É o maior evento religioso do Estado do Rio Grande do Sul e reúne cerca de 400 mil pessoas que vem à Santa Maria para devoção e fé à Padroeira do Estado. A Romaria inicia a partir das 8h30, na Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco.



Cartaz oficial do evento, que deverá atrair cerca de 400 mil romeiros para a cidade
A Basílica iniciou as comemorações no dia 27 de outubro, com a trezena móvel percorrendo todas os bairros de Santa Maria. Já em clima de Romaria, cerca de 80 mil quitutes serão produzidos e estarão disponíveis para comercialização todos os dias, até o dia do evento. Quem for até o Santuário poderá comprar as delícias no Salão Paroquial, das 9h às 19h. Entre os doces comercializados, os romeiros encontrarão doce de batata, quindins, brigadeiro e cocada, Cerca de 30 voluntários estão envolvidos na produção das guloseimas, salgados e almoços.

A Romaria será precedida, no sábado, dia 09, às 15h, pela Missa da Saúde com bênção para os doentes, no Santuário Basílica. E a Noite, acontece a Vigília, no Santuário, onde os grupos vão se suceder até às 5h da manhã de domingo, fazendo com que o Santuário permaneça aberto a noite inteira para acolher os romeiros que chegam a pé e as caravanas de todos os lugares.

Dentro do Santuário, no domingo (10), serão celebradas Missas de hora em hora, desde as 5h da manhã, até às 18h, inspirando devoção e piedade a todos que também fazem sua veneração, pois é ali que permanece a Imagem Milagrosa. Também acontecerão as confissões, tanto no Santuário, quanto na Cripta, com numerosos padres a disposição dos romeiros.

Em preparação à Romaria, também advém a tradicional Trezena Móvel, que reúne os fiéis em orações durante os treze dias que antecedem o evento, de 27 de outubro à 8 de novembro, sempre às 20h, percorrendo as principais paróquias da cidade levando a imagem de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Ao mesmo tempo acontece a Trezena Penitencial no Santuário Basílica, todas as manhãs as 6h15min, oferecendo a oportunidade de confissões para os devotos, intensificando assim a preparação para Romaria.

Este ano, a Missa Principal da Romaria, celebrada no Altar Monumento, será presidida por Dom Ricardo Hoepers, Bispo Diocesano de Rio Grande, concelebrada pelo Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, o Reitor do Santuário Basílica, Pe. Ruben Natal Dotto, demais padres e diáconos. A celebração será transmitida ao vivo pela Rede Vida, a TV Assembleia em conjunto com a TVE, Cadeia Azul e Branca comandada pela Rádio Medianeira 102.7, das 10h às 11h. Quem carregará a Imagem da entrada do Parque até o Altar Monumento serão os indígenas das tribos Caingangue e Guaranis em referência ao Sínodo para a Amazônia.  A animação da Missa será realizada pelo Coral do Santuário Basílica.

São esperados mais de 400 mil peregrinos, que além de pedir e agradecer às graças alcançadas através da Mãe Medianeira de Todas as Graças, poderão chegar até a Fonte da Medianeira e o Monumento dos 300 anos de Aparecida. Para este grande evento de fé e devoção é esperado caravanas de cidades do Rio Grande do Sul, outros estados e também de países vizinhos, que percorrem milhares de quilômetros para pedir graças e agradecer de perto a Mãe Medianeira.


O Reitor do Santuário, Padre Ruben Nadal Dotto, que é gabrielense, emitiu a palavra de acolhimento aos romeiros. "Caros Romeiros e Romeiras de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças! Saudamos e acolhemos a todos e a todas com alegria, na Casa da Mãe! Faço minhas as palavras de Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém do Pará. 'A decisão de caminhar em direção ao Santuário em Romaria já é uma confissão de fé! O caminhar juntos é um verdadeiro canto de esperança e a chegada é um encontro de amor' O olhar do Romeiro para a imagem da Virgem Medianeira simboliza a ternura e a proximidade de Jesus e de sua mãe. Romeiros da Medianeira somos todos nós, chamados a uma súplica sincera, derramando todo o peso da dor, das esperanças, da gratidão, expressões de um coração que renuncia a autossuficiência porque reconhece que sozinho nada é possível. Um breve instante de pedido diante da Mãe, sintetiza uma viva experiência espiritual. O caminhar juntos para o Santuário, a participação na Santa Missa campal, as confissões na cripta, a bênção do Santíssimo para a saúde, a visita à imagem milagrosa na Basílica, levando os filhos, os jovens, convidando outras pessoas, a família, é um gesto evangelizador por si mesmo e cumpre nossa vocação missionária como Igreja. 'Por Maria a Jesus' pois é a Ele que a Medianeira nos conduz sempre! Daí que vamos ouvir com atenção pois vai ressoar o que Ela nos diz: 'Façam tudo o que Ele vos disser!' (Jo2,5) Sintam-se em casa!"

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Mitra Diocesana de Santa Maria 
Data: 06/11/2019 11h59 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: