![]() |
Centro funciona no antigo Hospital Militar e oferece atividades de saúde e convivência para usuários da família militar (foto divulgação) |
O Centro foi criado como projeto em novembro de 2016 e com algumas atividades físicas e a partir de janeiro de 2018, coordenado pelo Capitão Getúlio Lima Dorneles Junior, especialista e Mestre em Gerontologia, foi ampliado para um Centro de Convivência, sendo amplamente reestruturado em suas instalações físicas, em sua equipe profissional e nos serviços disponíveis para os usuários. Entre as atividades destacam-se, Dança, Ginástica Localizada, Academia (musculação e exercícios aeróbios, Terapia Ocupacional, Caminhada, Liberação Miofascial e massoterapia, Laboratório de Informática, Terapia em grupo com psicóloga e breve terá um estúdio de pilates. O Centro é voltado para militares da ativa, reserva e seus familiares.
Segundo a CDC (Center for Diseases Control), nos Estados Unidos, deve-se avaliar de forma mais ampla os fatores de risco em idosos e intervir nos fatores que são modificáveis. Programas de prevenção devem conter revisão dos medicamentos, exercícios físicos estruturados, educação e eliminação dos fatores de risco. Os idosos necessitam de uma abordagem multiprofissional integrada realizada por uma equipe especializada. O cenário para as próximas décadas é assustador e necessita de ações estruturadas e integradas urgentes dos gestores de políticas públicas.
Com essa preocupação que o Exército Brasileiro, através da sua Diretoria de Civis, Inativos, pensionistas e Assistência Social (DCIPAS), localizada em Brasília-DF, a 3ª Região Militar, sediada em Porto Alegre e o 6º Batalhão de Engenharia de Combate de São Gabriel, implementaram estes serviços a seus usuários, para uma melhor qualidade de vida.
O Centro de Convivência Atividade Plena está localizado no prédio anexo ao Posto Médico da Guarnição Militar, 2º Andar no acesso da ASMIR, ou pelo telefone (55) 3232-5288 – Ramal do CC nº 211, das 7 às 13h.
Reportagem: Divulgação
Data: 26/11/2019 16h48
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com