Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Tradicionalismo de luto: morre Zeno Dias Chaves

Casa do Sofá, agora em novo endereço! Confira!

Dia 05-12 - Grande Festa Final de Ano com Sandro e Cícero, na Seven - Realização RW Saúde dos Cabelos e Lú Couros

Inauguração da filial Porto Lanches na quinta, 10 de outubro

Hospede-se na Rede de Hotéis Suárez, um hotel sempre perto de você! CLIQUE AQUI PRA FAZER SUA RESERVA

Matrículas abertas no Colégio Perpétuo Socorro para 2020!

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Faça inglês e espanhol no Fisk - matrículas abertas

Garupa São Gabriel - Tá aqui do lado

Renegocie suas dívidas judiciais com a Prefeitura com o REFIS Judicial

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Poupança? É Sim, Sicredi - Aproveite para fazer a diferença em sua vida financeira

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Dra. Marcele Camponogara - Odontologia e Estética

Studio H de Mana, venha conhecer

Tradicionalismo de luto: morre Zeno Dias Chaves

Tradicionalismo de luto: Zeno Dias Chaves faleceu nesta quarta-feira aos 91 anos (foto arquivo C7)
O tradicionalismo gaúcho está de luto nesta noite de quarta-feira, 10 de julho. A dois dias de completar mais um aniversário, faleceu aos 91 anos o tradicionalista caçapavano Zeno Dias Chaves, que construiu uma história dedicada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), sendo inclusive presidente, Coordenador da 18ª Região Tradicionalista e Patrono dos Festejos Farroupilhas.



Zeno nasceu em 12 de julho de 1927, no mesmo dia de nascimento de outro baluarte da tradição, Paixão Côrtes, falecido em 2018. Nascido na Fazenda Cerro Colorado, distrito de Seival, interior do município de Caçapava do Sul, Zeno Dias Chaves era casado com Isaura Ferreira Chaves, com quem teve três filhos, depois vieram os sete netos, e os três bisnetos, tem uma vida dedicada à divulgação e defesa das tradições farroupilhas.

Amigo de Paixão Cortes - onde nasceu no mesmo dia, 12 de julho de 1923 - e Barbosa Lessa, Zeno começou sua trajetória em 1949, no primeiro encontro com os ex-colegas Antônio Candido Silva Neto, Luiz Carlos Correa da Silva, Robis Pinto, entre outros. Este encontro ocorreu na esquina das Ruas da Praia com Borges de Medeiros, tendo ali a informação do que Paixão Cortes e Barbosa Lessa estavam fazendo. Deste encontro em diante não parou mais.

Em Caçapava do Sul, foi sócio fundador do CTG Sentinela dos Cerros, onde foi patrão, diretor cultural e artístico e membro de outras patronagens por várias vezes. Sócio fundador e benemérito do CTG Clareira da Mata, CTG Sentinela do Forte, CTG Heróis do Seival, PL Guarda Velha, PL Os Maragatos, CTG Pampa e Querência e também sócio fundador do CTG Família Nativista. Participou da criação de departamentos tradicionalistas em 11 (onze) colégios do município de Caçapava do Sul, ainda, por várias vezes faz palestra nos colégios sobre história.

Zeno foi eleito para o Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) onde permaneceu por 10 anos, alternando com a Coordenadoria da 18ª Região Tradicionalista nos anos de 1980 e 1981. De 1987 a 1989 foi Presidente do MTG e Fundação Cultural Gaúcha, onde foram criados o Departamento Jovem, a Festa Campeira do Estado, o departamento cultural e participou da criação da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), onde foi seu primeiro vice-presidente e também patrono da entidade. Integra o Conselho de Vaqueanos e Benemérito do MTG, participou de 33 (trinta e três) dos 64 (sessenta e quatro) Congressos Tradicionalistas Gaúchos realizados, além de várias outras atividades.


Ainda não há informações sobre local e horário de sepultamento, o que será divulgado por aqui a qualquer instante. À família, nossos sentimentos. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de Rogério Bastos 
Data: 10/07/2019 21h57 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: