26 julho 2019

Enchente no Vacacaí: cerca de 300 pessoas estão fora de casa; chuvas finalmente pararam

Um alívio para os gabrielenses: as chuvas pararam nesta sexta-feira. O Rio Vacacaí seguiu subindo mas esta elevação pode estacionar no máximo até sábado, onde a tendência é retroceder. As cheias do Rio até o momento, atingiram 7,6 metros acima do normal e fizeram cerca de 70 famílias (cerca de 300 pessoas) saírem de suas casas que foram alagadas nos Bairros Beira-Rio e Mato Grosso. A Prefeitura de São Gabriel deverá decretar situação de emergência nas próximas horas.



Água estava mais próxima da imagem de Iemanjá nesta sexta-feira. Na foto abaixo, tirada ontem...
...águas estavam mais abaixo, passando da metade do pilar de seu monumento, na manhã de quinta
A Defesa Civil do município, juntamente com a Prefeitura Municipal e o Exército, estão dando suporte às famílias atingidas. Foi disponibilizado os Ginásios Plácido de Castro (Chiappettão) e da Escola Menino Jesus - CAIC, para abrigar flagelados das cheias mas até o momento, os atingidos foram acolhidos por familiares em outras localidades.

As cheias atingiram além dos Bairros Beira-Rio e Mato Grosso, a Vila Maria e a RS-630 na altura da localidade do Pedroso, interrompendo a circulação e isolando as comunidades daquela região. A tendência é que as chuvas parem até terça-feira, quando há nova previsão de precipitações em São Gabriel e região.

O Prefeito Rossano Gonçalves e o coordenador da Defesa Civil e Secretário de Obras, Ricardo Júnior, estiveram visitando as áreas atingidas na manhã desta sexta-feira e informaram que o trabalho continuará nos próximos dias, visto que há previsão de chuvas nos dias 29 e 31 de julho. A Prefeitura deverá decretar situação de emergência por conta dos prejuízos causados por mais esta enchente - que mesmo assim, não chegou próximo das cheias de janeiro, que elevaram o Rio Vacacaí acima de 12 metros.

Confira imagens da situação:




Nível das águas já atingiram residência que fica na esquina do rio, que ainda estava livre até ontem


Cheias fecharam acesso ao Bom Fim e ao corredor da Casa Branca na Manoel Antônio de Macedo

Enchentes evidenciam um problema: o lixo jogado por moradores no rio


Confira as transmissões com boletins do local:





Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 26/07/2019 18h06
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.