05 julho 2019

A serviço do bem: PROERD forma mais uma turma em São Gabriel

Alunos que foram premiados pelas redações no PROERD, que formou mais uma turma de multiplicadores em São Gabriel
Atuante há anos na educação gabrielense, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) realizou na tarde desta quinta-feira (4), mais uma formatura dos concluintes da atividade, em 2019. O evento aconteceu no CTG Caiboaté, com a presença de alunos, pais e autoridades diversas. A atividade é realizada em São Gabriel pela Brigada Militar junto às escolas da rede pública e dezenas de alunos foram beneficiados em mais uma edição.



Solenidade aconteceu no CTG Caiboaté na tarde da quinta-feira e reuniu grande público

Programa realizado pela Brigada Militar tem apoio da Secretaria de Educação, entidades educacionais e sociais
O projeto foi aplicado nas Escolas Municipais Pedro Ferraz Neto, Ginásio São Gabriel, Brandina Mello, Telmo Borba Menezes, Presidente Kennedy e o Instituto Estadual de Educação Menna Barreto. Foram ainda premiados os alunos que ficaram em 1º lugar na redação, que teve como tema "Como dizer não às drogas e a violência", onde receberam seus prêmios os alunos Pietro Fortes Leal (Escola Municipal Ginásio São Gabriel); Alice Marinho Mendes (Escola Municipal Dr. Pedro Ferraz Neto); Barbara Brum Gomes, Luiz Henrique dos Santos Rodrigues e Manuele Ramos Pires Rodrigues (Instituto Estadual Menna Barreto); Nicolly Rodrigues Machado (Escola Municipal Presidente Kennedy).

Também foram premiados em primeiro lugar os alunos Gerson Lemos Brum (Escola Ginásio); Laís Moreira Martins (Escola Presidente Kennedy); Igor Gabriel Paz Jum (Escola Municipal Telmo Borba Menezes) e Ana Laura Marques Vaz (Escola Municipal Brandina Mello). Uma bicicleta oferecida pela loja Magazine Luiza foi sorteada entre os vencedores da redação e o premiado foi o aluno Gerson Lemos Brum, que não aguentou a emoção ao receber a bicicleta.

Formatura como sempre tem a presença do "leão do PROERD", mascote do programa educacional que alerta sobre os perigos das drogas e da criminalidade

Uma bicicleta foi sorteada entre os vencedores da redação e foi para o aluno da Escola Ginásio, Gerson Brum

Major Silveira, que foi um dos principais incentivadores do programa quando comandou a Brigada Militar em São Gabriel, destacou sua importância
Após, foram entregues os diplomas para os alunos participantes do programa, que cumpriram estes meses de aprendizado para cidadania e ações para evitar o contato com as drogas e a criminalidade. A solenidade teve a presença de pais, alunos e autoridades diversas, civis e militares no Caiboaté. Entre eles, o Major Aníbal Silveira, principal incentivador do programa quando comandante do 4º Esquadrão da Brigada Militar e que hoje está no Comando Regional da Fronteira Oeste, em Livramento.

O conteúdo do programa ministrou os seguintes objetivos: segurança pessoal, maneiras de dizer não as ofertas de drogas, abuso e uso de drogas, autoestima, influência dos meios de comunicação, alternativas para não usar drogas, pressão dos companheiros, consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas (principalmente álcool e cigarro), noções de cidadania, maneiras de se lidar com as tensões do dia a dia e formas de evitar  a violência, além do conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O que é o PROERD?
O PROERD teve origem nos anos 90, mas sua inspiração veio de um programa bem-sucedido nos Estados Unidos, chamado de DARE (Drug Abuse Resistance Education), criado pela professora Ruth Rich, em parceria com o Departamento de Polícia de Los Angeles, no ano de 1983, com o ensino de noções e lições para evitar o uso de drogas e surgimento da criminalidade entre as crianças.


No Brasil, ele foi aplicado a partir de 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em 2002, se consolidou em todos os Estados do país. No RS, começou a ser aplicado em 1998, e virou lei em 2009, por meio de Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa do Estado. É aplicado em São Gabriel com sucesso há anos.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 05/07/2019 15h08
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.