Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

20 maio 2019

Opinião do leitor: A Farsul, o Associativismo e o Futuro

Tarso Francisco Pires Teixeira
Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
Vice Presidente da FARSUL

Construída a partir da necessidade de organizar a cadeia produtiva em um momento particularmente crítico de nossa história, nascia em 24 de maio de 1927 a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, a partir do legado de suas antecessoras, a Federação das Associações Rurais (FAR) e a pioneira Sociedade Agrícola e Pastoril, criada no distante ano de 1898, sob inspiração do diplomata e gênio político de São Gabriel, Joaquim Francisco de Assis Brasil. A criação da Farsul, em congresso no Theatro São Pedro, teve a liderança do então presidente do Estado, Borges de Medeiros. Quem conhece o suficiente a história gaúcha, sabe que Borges e Assis Brasil foram antagonistas ferozes. Mas, na linha do tempo e da história, a contribuição de ambos para a consolidação da unidade do agronegócio gaúcho foi inquestionável.



No ano em que a Farsul completa 91 anos de existência, esta ironia histórica que conciliou os esforços de dois inimigos políticos para a construção do associativismo rural, é praticamente uma síntese da missão da Farsul ao longo de mais de nove décadas: promover a unidade e o fortalecimento dos produtores rurais gaúchos, acima das divergências políticas que marcam a história do Estado, ao ponto do derramamento de sangue e do desperdício de vidas jovens. O lema que expressa o compromisso com sua causa declara que, “para a Farsul, produtor rural não tem tamanho”, para desfazer a falsa dicotomia entre a chamada agricultura empresarial e a familiar. Talvez esse lema mereça uma atualização, porque o produtor rural gaúcho tem tamanho, sim. Tamanho gigantesco na capacidade de superar adversidades econômicas, políticas tributárias injustas e, contra tudo e contra todos, construir recorde após recorde na produção de alimentos de qualidade. Talvez hoje em dia seja mais justo dizer que, “para a Farsul, todo produtor é grande”.

Os desafios hoje oferecidos ao associativismo rural não são nada desprezíveis. O fim das contribuições sindicais num país com uma cultura comunitária profundamente deficiente, e a divisão política radicalizada impossibilita até mesmo o diálogo para a construção de soluções para a Nação. É neste ambiente conflituoso que a voz da Farsul, seguindo de perto os rastros de sua própria história, precisa ecoar com firmeza em favor da serenidade, da harmonia entre contrários, e do fortalecimento das instituições. Que a Farsul continue lembrando os homens públicos de seus deveres com a causa objetiva da produção e do emprego, acima de suas ideologias ou crenças.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.