Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Estacionamento Rotativo começa oficialmente na quinta em São Gabriel

Prestigie o Jantar De Mãos Dadas, da Despertar e Voluntárias do Lar São João

Vem aí a Festa Junina da Pró-Down em São Gabriel. Participe!

	
Vem aí a semana do aniversário da Grazziotin. Confira as promoções

Inscreva-se para o Vestibular de Inverno da Urcamp - aproveite as oportunidades

Penha de Troca da Patronagem - CTG Plácido de Castro - 25 de maio

Prestigie a reinauguração da Cremolatto em novo endereço no Calçadão de São Gabriel

More com conforto no Hotel Obino de São Gabriel. Saiba mais!

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Faça sua Pós-Graduação na Unopar

Jogue Limpo com a sua Cidade - Prefeitura de São Gabriel

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Sicredi Pampa Gaúcho - Juntos geramos desenvolvimento para todos

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Dra. Marcele Camponogara - Odontologia e Estética

Participe das aulas de musicalização com as Tolerantes

Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Estacionamento Rotativo começa oficialmente na quinta em São Gabriel

Após período de testes, Estacionamento Rotativo entra oficialmente em vigor em São Gabriel nesta quinta-feira, 2 de maio
Chega ao fim o período de testes e começa para valer o sistema de Estacionamento Rotativo em São Gabriel, a partir desta quinta-feira, 2 de maio. O serviço realizado pela Rek Parking, concessionária do sistema, passou durante quinze dias em período experimental para que a comunidade aprendesse e se acostumasse a utilizá-lo, agora a partir de quinta estará valendo oficialmente. Serão 1008 vagas em 11 ruas do Centro da cidade, podendo permanecer por até duas horas na mesma vaga.



A Área Azul de São Gabriel compreende um quadrilátero entre as ruas Barão de São Gabriel, Andrades Neves, Mascarenhas de Moraes e Celestino Cavalheiro, com 31 parquímetros. Os motoristas deverão adquirir um tíquete de estacionamento correspondente ao tempo que ficará na vaga, de 30 minutos a no máximo duas horas.

Nos parquímetros, que funcionam com autoatendimento, o usuário pode utilizar moedas, cartão pré-pago da Rek Parking, ou cartões de débito e crédito das bandeiras Master, Visa e Elo, além dos tíquetes em dinheiro nas dez lojas conveniadas ou ainda na sede da Rek Parking, na Tristão Pinto. Em todas as alternativas, é necessário informar a placa do veículo e, por isso, o condutor não precisa retornar ao carro para fixar o tíquete no vidro, basta guardá-lo consigo.

Mapa de abrangência do Rotativo, parquímetros e pontos de venda das recargas e cartões (divulgação Rek Parking)
Para ter ainda mais praticidade na nova rotina, o motorista pode instalar o aplicativo Rek Pay em seu smartphone, disponível para download para Android e iOS. Pelo aplicativo, o usuário paga o estacionamento em cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Além disso, quando o tempo de permanência da vaga está terminando, o programa emite um alerta, e o motorista pode renovar o tempo de onde estiver, sem ter de retornar ao carro nesse período. Outra vantagem é que o aplicativo informa o número de vagas disponíveis em cada quarteirão, possibilitando o planejamento da melhor rota antes de sair de casa.

As lojas conveniadas que venderão as recargas serão as seguintes: Carmem Móveis (Casabem), Cine e Café, Confraria da Linguiça, Drogaria Cidade, Empório Natura, Guedes Barbosa, Visual Ótica e Boutique Tyane.

Quando o condutor não adquire o tíquete de estacionamento ou quando o prazo que foi pago expira, o motorista recebe notificações, que são colocadas no pára-brisa do veículo. O motorista tem até dois dias úteis para pagar o aviso nas lojas conveniadas, aplicativo Rek Pay, parquímetros ou ainda na sede da empresa (Rua Cel. Tristão Pinto, 346) e assim regularizar sua situação junto ao sistema.

Monitoras da Rek Parking, que estão também fazendo demonstração do sistema na Câmara de Vereadores
Quando o motorista é flagrado estacionado na Zona Azul sem o devido pagamento, estrá sujeito a receber uma penalidade prevista no CTB, artigo 181, inciso XVII – “estacionar em desacordo com o regulamentado¨, cujo o valor é de R$ 195,23 acrescidos de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Para que o motorista não seja diretamente penalizado os monitores da concessionaria emitirão dois alertas aos motoristas infratores. O primeiro, chamado tolerância, indica que o motorista tem 10 minutos para regularizar a sua situação e o segundo, chamado de Tarifa de Pós-Utilização, concede um prazo de até dois dias úteis para o motorista regularizar sua situação mediante o pagamento de uma tarifa de R$ 16.


Nos últimos dias, um parquímetro também foi colocado na Câmara de Vereadores, para prática e uso do sistema para os servidores da casa e quem quisesse tirar dúvidas. Agora, o sistema entra no ar com a promessa de resolver um problema crônico na mobilidade urbana local: a falta de vagas para estacionamento durante o horário comercial. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 30/04/2019 08h27
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: