Após período de testes, Estacionamento Rotativo entra oficialmente em vigor em São Gabriel nesta quinta-feira, 2 de maio |
A Área Azul de São Gabriel compreende um quadrilátero entre as ruas Barão de São Gabriel, Andrades Neves, Mascarenhas de Moraes e Celestino Cavalheiro, com 31 parquímetros. Os motoristas deverão adquirir um tíquete de estacionamento correspondente ao tempo que ficará na vaga, de 30 minutos a no máximo duas horas.
Nos parquímetros, que funcionam com autoatendimento, o usuário pode utilizar moedas, cartão pré-pago da Rek Parking, ou cartões de débito e crédito das bandeiras Master, Visa e Elo, além dos tíquetes em dinheiro nas dez lojas conveniadas ou ainda na sede da Rek Parking, na Tristão Pinto. Em todas as alternativas, é necessário informar a placa do veículo e, por isso, o condutor não precisa retornar ao carro para fixar o tíquete no vidro, basta guardá-lo consigo.
![]() |
Mapa de abrangência do Rotativo, parquímetros e pontos de venda das recargas e cartões (divulgação Rek Parking) |
As lojas conveniadas que venderão as recargas serão as seguintes: Carmem Móveis (Casabem), Cine e Café, Confraria da Linguiça, Drogaria Cidade, Empório Natura, Guedes Barbosa, Visual Ótica e Boutique Tyane.
Quando o condutor não adquire o tíquete de estacionamento ou quando o prazo que foi pago expira, o motorista recebe notificações, que são colocadas no pára-brisa do veículo. O motorista tem até dois dias úteis para pagar o aviso nas lojas conveniadas, aplicativo Rek Pay, parquímetros ou ainda na sede da empresa (Rua Cel. Tristão Pinto, 346) e assim regularizar sua situação junto ao sistema.
Monitoras da Rek Parking, que estão também fazendo demonstração do sistema na Câmara de Vereadores |
Para que o motorista não seja diretamente penalizado os monitores da concessionaria emitirão dois alertas aos motoristas infratores. O primeiro, chamado tolerância, indica que o motorista tem 10 minutos para regularizar a sua situação e o segundo, chamado de Tarifa de Pós-Utilização, concede um prazo de até dois dias úteis para o motorista regularizar sua situação mediante o pagamento de uma tarifa de R$ 16.
Nos últimos dias, um parquímetro também foi colocado na Câmara de Vereadores, para prática e uso do sistema para os servidores da casa e quem quisesse tirar dúvidas. Agora, o sistema entra no ar com a promessa de resolver um problema crônico na mobilidade urbana local: a falta de vagas para estacionamento durante o horário comercial.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 30/04/2019 08h27
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com