Vem aí o Black Friday da Grazziotin

Vem para o 2º Trilhão de São Gabriel - 24 e 25 de novembro

A partir de segunda-feira, 12 de novembro, LaborCito com filial!

Colégio Perpétuo Socorro - matrículas abertas a partir de 19 de novembro

Vem pro Cortinaço da Tottal Casa & Conforto

Vestibular de Verão da Urcamp - CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Invista no primeiro shopping center de São Gabriel

Confira os novos cursos na Unopar São Gabriel

Colabore para uma cidade limpa - Jogue Limpo com a sua Cidade

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Oficina de Costura

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Dia de homenagear José Sampaio Marques Luz

Programação de homenagens pelos 120 anos de nascimento de José Sampaio Marques Luz incluem exposição no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, sessões da Câmara e palestras em memória da atuação dele pelo progresso de São Gabriel
Nesta segunda-feira (5), foram comemorados os 120 anos de nascimento de José Sampaio Marques Luz, o visionário político e jornalista que faz parte da história de São Gabriel. Uma série de atividades realizada pela Câmara de Vereadores lembrou a data do ex-prefeito e vereador que nasceu em Palmeira dos Índios (Alagoas) mas por aqui, fez sua vida e carreira profissional.



Programação foi aberta com apresentação da Orquestra Sopro Divino em frente ao monumento que homenageia Sampaio Luz, na Praça Fernando Abbott

O filho de Sampaio, Rui Barros, se fez presente às comemorações junto com familiares e autoridades

Familiares do homenageado acompanharam a sessão solene na Câmara 
A programação começou com a apresentação da Orquestra Sopro Divino na Praça Fernando Abbott, em frente ao monumento em homenagem ao líder político e jornalista. Dentro das homenagens, foi realizada uma Sessão Solene em homenagem a Sampaio Luz, que denomina uma das principais escolas estaduais no município e fundou outros dois educandários, a Escola Estadual XV de Novembro e a Escola Técnica São Gabriel (Comércio), além de fundar o Jornal O Imparcial e promover o progresso em São Gabriel, com a usina elétrica e o calçamento de ruas de bairros e vilas. O filho de Sampaio, Rui Barbosa Ramos Barros e seus netos estiveram presentes à homenagem.


A seguir, foi realizada a abertura da exposição sobre a vida do político e jornalista, no Museu Igreja do Galo

Objetos e fotos inéditas estão em exposição...
O roteiro ainda seguiu com a abertura da exposição com os objetos que pertenceram a Sampaio Luz, no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim (Igreja do Galo), que vai até o dia 14 de novembro. No local, além de um busto alusivo, estão objetos que eram usados por ele em seu trabalho, como blocos de notas, uma câmera Voigtlander, máquina de escrever e fotos inéditas dele, além de documentos. Acervo este que é conservado por seu filho, Rui Barros, que também manteve por muitos anos O Imparcial, até Erasmo Chiappetta e Carlos Vieira Gonçalves, na sequência, tocarem o jornal até hoje.

...além de objetos que Sampaio Luz usava no seu trabalho, como câmeras fotográficas e máquina de escrever

Rui Barros com representantes do Legislativo e Executivo Municipal

Rui Barros com os familiares, descendentes de Sampaio Luz
A programação não pára por aí. No dia 7 de novembro, a partir das 19h30, acontece no auditório da Escola Estadual que leva seu nome, uma palestra com o tema "As atribuições do cargo de Vereador e do Poder Legislativo", com o vereador presidente da Casa Vagner Aloy, Maninho (PSDB) e o professor Beraldo Lopes Figueiredo.

Os festejos se concluem com a Sessão Solene no dia 8 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas, na Escola Estadual Dr. José Sampaio Marques Luz, com descentralização do Poder Legislativo e o descerramento de uma placa alusiva aos 120 anos do ex-prefeito.

Breve histórico
Nascido em 5 de novembro de 1898 em Palmeira dos Índios (Alagoas), José Sampaio Marques Luz chegou a São Gabriel em 1920 e se tornou gabrielense de coração. Homem de letras e jornalista por vocação, desenvolveu aqui a atividade jornalística de forma intensa e também se revelou um líder político nato. Passou pelos jornais "A Notícia", "Correio dos Pampas" e em 1931, fundou o Jornal O Imparcial, circulante e ativo até hoje. Foi Secretário Municipal, vereador por dois mandadots e Prefeito por duas gestões, e nelas realizou várias obras como a nova usina elétrica, o calçamento das ruas da cidade e a fundação das Escolas XV de Novembro e Técnica de Comércio, além do Asilo São João. Faleceu em 3 de abril de 1961, durante seu segundo mandato.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 05/11/2018 16h40
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: