05 novembro 2018

Família Sant(h)iago realiza encontro em São Gabriel no dia 17

No próximo dia 17 de novembro, a Família Sant(h)iago - escrita nessa grafia porque reúne tanto os integrantes com sobrenome Santiago como Santhiago, com h - realizará seu primeiro encontro em São Gabriel. Este evento que reúne os descendentes desta numerosa família acontecerá a partir das 20h30, no CTG Tarumã e desde já, os organizadores estão buscando informações sobre familiares que queiram vir participar desta confraternização.

Segundo informações repassadas à reportagem por Otávio Santiago, a família teve origem em São Gabriel através do casal Delfino Santhiago e Alice Guedes Santhiago, o “Vô Delfino” e a “Vó Alice” como ficaram conhecidos. Casal, estilo europeu (porque não dizer, sangue espanhol), pessoas humildes, trabalhadores honestos, de caráter e índole ilibadas, firmes e irreparáveis.

Camponeses, o “Vô Delfino”, entre outras atividades, plantava, era carreteiro e criava gado, e a “Vó Alice” fazia as lidas da casa e cuidava de crianças, formas de subsistirem, a si e aos seus filhos. Residiram no Arvoredo, Caiboaté e Cacequi. Mas, fixaram-se, definitivamente, em São Gabriel, no local denominado Lava-Pés. Eles tiveram nove filhos, sendo que sete deles já são falecidos. Dois deles ainda vivos, Rosenda Santiago reside em Porto Alegre e seu irmão Nativo Santhiago reside em São Gabriel.

Delfino e Alice foram pais e avós, e se vivos fossem, bisavós e tataravós. A família formou quatro gerações, onde a maior parte dos sucessores ainda reside em São Gabriel. Alguns residem em Porto Alegre, Alegrete, Santa Maria, Caxias do Sul, Santiago, Pelotas, Gravataí, e outros fora do Estado. O encontro será a oportunidade dos familiares se conhecerem, outros se reencontrarem e confraternizarem neste momento especial.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 05/11/2018 10h21
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.