Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

16 março 2018

Papo Reto no Caderno7

João Pedro Lemos
Colunista do blog

Conceitos nos estilos de música, vamos começar pelo pop
Três estilos marcaram presença na midia nos seus respectivos períodos, algus polêmicos, mas todos inovadores. A música pop (em inglês, pop music é um termo que deriva da abreviação de "popular") e na verdade é um gênero da música popular que se originou durante a década de 1950 nos Estados Unidos e Reino Unido. É visto como sinônimo de "música popular", embora este termo seja usado para todos os estilos musicais surgidos no povo, em contraponto com a música erudita, feita por uma classe intelectual da época. Hoje o estilo, especialmente o que se torna comercial e cai nas graças da população é música pop, embora cada estilo mantenha sua origem. A tendência é tornarmos o pop um rock mais estilizado, isso se deve ao fato do pop ter se originado na Inglaterra e USA, mas na verdade, POP, o popular reúne todos os estilos.

Algumas características importantes: existem elementos principais que definem a música pop, as canções são geralmente de duração média-curta, escritas em um formato básico (muitas vezes a estrutura verso-refrão), empregam refrões e batidas repetidas, ganchos, são super produzidas, as letras abordam temas universais, como amor, nada específico demais para atingir um maior número de pessoas, o que torna a música pop facilmente atraente a qualquer ouvinte, por isto é o gênero musical mais comercial.

São exemplo de pop brasileiro hoje os sertanejos universitários e funk, inglês forte no Pop, por exemplo, é Ed sheeran, Little Mix, americano Drake, Taylor Swift...

New Wave deixou clássicos dos anos 80
Eis um movimento que marcou os anos 80, o New Wave, uma experiência musical que veio como corrente do rock e tomou conta, virando moda até na TV. O estilo mantendo o trio de força do rock, incorporava elementos da música eletrônica, música experimental, mod e disco, assim como o pop dos dos anos 60. E ficava uma mistura muito legal. Uma das bandas mais lembradas do estilo era o Duran Duran, mas ao vivo o Tears for Fears mostrava as características de um verdadeiro new wave. Uma de suas clássicas é "Everybody Wants to Rule the World". Numa das apresentações ao vivo com a música "Chang" a banda mostrava também a essência do New Wave, em certas ocasiões a banda usava xilofone, escaleta, chocalho e sopro.

Rock Progressivo também marcou os anos 80
O Rock progressivo, subgênero do rock que surgiu no fim da década de 1960, na Inglaterra, (onde surgiu originariamente). Tornou-se muito popular na década de 1970 e cresceu especialmente no Brasil nos anos 80, mas até hoje tem muitos adeptos.
Esse estilo, inglês é claro, recebeu influências da música clássica e do jazz, ao contrário do rock norte-americano, historicamente influenciado pelo rhythm and blues e pela música country.
Muitas bandas nos anos 80 conseguiram emplacar sucessos que se tornaram comerciais entre elas o Yes, banda britânica, cuja marca registrada era o vocalista Jon Anderson que conseguia alcançar ma oitava na voz.  Outras grandes bandas do gênero que devem ser lembradas, The Rush, Pink Floyd, Emerson Lake & Palmer, Genesis...

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.