Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

27 abril 2017

Completando sete anos em São Gabriel, Colégio Tiradentes entrega boinas a novos alunos

Para marcar o ingresso dos novos alunos e a conclusão da fase de instrução, Colégio Tiradentes realizou formatura da entrega da boina no começo da noite desta quinta-feira, no Estádio Municipal
No ano em que completa seu sétimo de atuação em São Gabriel, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar realizou mais uma formatura de entrega de boinas, marcando o fim da fase de instrução aos 81 novos alunos que ingressaram neste ano, após a aprovação no Processo Seletivo no ano anterior. A solenidade aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (27), no Estádio Municipal, perante um bom público presente.



Grande público compareceu para prestigiar os jovens neste momento do sétimo ano do Tiradentes em São Gabriel

Momento da entrada dos 81 alunos que foram aprovados nas provas de seleção no ano passado

Os novos alunos antes da entrega das boinas
Como de praxe, a turma de 2017 entrou no gramado sob a guarda do 2º e 3º ano do liceu militar e foi feita a entrega das boinas, onde o 1º colocado nas provas de seleção, aluno Pedro Figueira Jobim, foi o primeiro a receber a boina de sua mãe, Elizabeti Jobim. Os demais alunos receberam suas boinas dos padrinhos e madrinhas - pais, mães, familiares e convidados, além de fazer o juramento dos alunos Tiradentes.

O 1º colocado nas provas de seleção, aluno Pedro Figueira Jobim, recebe a boina de sua mãe, Elizabeti...

...e foi cumprimentado pelo Prefeito Rossano Gonçalves

Após, os demais alunos receberam suas boinas dos padrinhos e madrinhas

Alunos já na formação com as boinas: fim da primeira etapa de aprendizado no Tiradentes
O Prefeito Rossano Gonçalves destacou o acerto do município na implantação do Colégio em São Gabriel e que hoje, os frutos são colhidos (vide artigo no final da matéria). "Hoje, a comunidade se beneficia de uma instituição de ensino modelar, que tem registrado aprovados em universidades e escolas militares para quem quer seguir carreira, contrariando todas as expectativas e torcidas opostas. É uma semente que hoje dá frutos e não nos arrependemos de ter atuado para trazer uma instituição tão maravilhosa como o Tiradentes", afirmou.

Rossano lembrou o trabalho realizado há sete anos atrás para a vinda do Colégio, que "enfrentou resistências e hoje a comunidade colhe os resultados", afirmou

Fernandes destacou o trabalho realizado para o aprendizado dos alunos, dentro da disciplina e qualidade de ensino


Solenidade encerrou com o desfile dos novos alunos de 2017, no gramado do Estádio Municipal
O comandante da instituição, Major Fernando Fernandes, também salientou a dedicação dos alunos em ter passado o período inicial de instrução - composto pela Semana Zero e os primeiros meses de aulas - com proveito e salientou que o resultado é disposto com este momento da formatura dos alunos. Após a solenidade, os novos alunos desfilaram perante às autoridades e sob os aplausos do público presente. As comemorações seguem nesta sexta-feira, 28, com o Baile que marca a incorporação dos estudantes, no Espaço Garden (antigo Banana Café).

Confira artigo do Prefeito Rossano Gonçalves sobre os sete anos do Colégio Tiradentes em São Gabriel:

Colégio Tiradentes, sete anos depois
            Neste mês de abril, celebramos os 228 do martírio de Tiradentes, um dos primeiros a lutar por nossa Independência. E é também neste mês que se realiza mais uma solenidade de formatura na escola que leva seu nome em nossa cidade. Mantida pela Brigada Militar, essa instituição, com foco na disciplina e formação de valores, é hoje responsável por um salto de qualidade na educação pública regional – estando sempre entre as melhores avaliações do Ensino Médio no Brasil.
                A conquista de uma unidade do Colégio Tiradentes para São Gabriel foi fruto de firme atuação do Governo Municipal em parceria com a comunidade. Iniciamos esta luta em 2009, convictos de que a melhoria das condições de vida de toda a população passava pela necessidade de avançar na formação de nossos jovens e adolescentes.
                Uma comissão da sociedade civil começou a trabalhar para registrar a nova escola de Nível Médio junto ao Conselho Municipal de Educações. Doações da comunidade possibilitaram a aquisição de livros, material para laboratório de pesquisa, tudo o que era exigido pela legislação. Mas, por incrível que hoje possa parecer, a conquista de uma instituição de qualidade teve inimigos. A necessidade de alocar a nova instituição na antiga Escola Dr. Dácio Assis Brasil, então com apenas 120 alunos, foi pretexto para mobilizações de cunho político. Um grupo hoje inexistente, que alegava falar em nome das donas de casa, se manifestava contra a vinda da escola, numa posição curiosa. Que mães iriam rejeitar uma instituição de ensino modelar? O assunto rendeu audiências públicas na Assembleia Legislativa, discursos e pressões. Mas em 08 de maio de 2010, a escola foi formalmente inaugurada, e de lá para cá, já foram cinco turmas de formandos, e neste ano, 87 alunos que recebem a boina de ingresso no 1.º ano letivo, somando 178 alunos atualmente. Em sete anos de existência, a presença da escola militar na realidade local influenciou na melhoria das outras instituições de ensino médio, num círculo virtuoso, produzindo ganhos para todos.
                Os que no passado diziam que o Colégio Tiradentes seria uma escola elitista, voltada apenas às famílias mais abastadas, desconhecem a alegria que os pais e mães de famílias pobres sentem ao entregar a boina para o filho fardado, após três anos de estudo. Estes pais sabem a diferença que o ensino de qualidade é capaz de fazer na vida de uma família, emancipando indivíduos, não importa qual sua origem social.  Somente 7 das 497 cidades gaúchas possuem uma unidade do Colégio Tiradentes, e São Gabriel tem orgulho de ser uma delas.
                Como ensinaram Brizola e Darcy Ribeiro no passado, uma comunidade com melhor Educação, conquista melhores espaços de trabalho, cria novos empreendedores, mais oportunidades. Aliado às melhorias na rede municipal, com garantia de salário digno aos professores e melhorias estruturais nas escolas, o Colégio Tiradentes garante a continuidade de um aprendizado seguro para formar uma nova mentalidade – cidadãos com uma nova consciência.  Nosso município tem a honra e o orgulho de ter uma das
                Parabéns, Colégio Tiradentes. Parabéns, São Gabriel.


Rossano Dotto Gonçalves - Prefeito Municipal  

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 27/04/2017 23h07 
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.