Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

31 dezembro 2016

Retrospectiva 2016: o mês de maio contado por nós

MAIO
* Vários destaques são premiados na "Noite dos Destaques", promovida pelo colunista social Sidney Castilhos, em Dom Pedrito, entre eles o jornalista Marcelo Ribeiro, do site Caderno7.
* Justiça manda bloquear o Whatsapp por 72 horas em todo o País, por decisão do juiz federal Marcel Montalvão, de Pernambuco. A decisão causa vários transtornos.
* Posto local da PRF passa a funcionar somente 12 horas, durante o dia, em São Gabriel e segue ameaçado de fechamento. Várias manifestações são realizadas em apoio à PRF. Uma sobrevida chega a ser anunciada, mas não se confirma.
* Santa Casa de Caridade anuncia que Prefeitura deve mais de 1 milhão de reais, o que ameaça a continuidade dos serviços da instituição.
* Lions Club de São Gabriel comemora 55 anos em 12 de maio.

* Luto: o menino Joaquim Nunes Vilanova, de 4 anos, morre ao cair em um poço na propriedade da família, em Catuçaba, causando comoção na comunidade.
* O São Gabriel estreia na segunda fase contra o Pelotas e empata sem gols. Nesta fase, o time não repetiria o sucesso do ano anterior e fica fora da fase final.
* Mais uma perda trágica: o entregador de gás José Ricardo Marques de Souza, 32 anos, morre ao ser atingido por um veículo de manutenção da ALL na Santa Clara, no momento em que cruzava a linha do trem, em 9 de maio.
* Após aprovação do Senado, a presidente Dilma Rousseff é afastada por 180 dias e o vice Michel Temer (PSDB) assume provisoriamente o Poder.
* Em 14 de maio, após muitos anos, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra volta a montar acampamento em São Gabriel, na localidade do Batovi.
* Lindalva Brasil Ramos, moradora do Bairro Independência, é a sorteada da promoção "Show de Prêmios - Mamãe de carro novo" dos supermercados Big Max e Casa do Frango, em 14 de maio.
* O humorista Cris Pereira faz todo mundo rir e se divertir no espetáculo "Cris Pereira Show", apresentado no Banana Café na noite de 15 de maio, com o clube lotado.
* Alunos da Escola Estadual José Sampaio Marques Luz ocupam o prédio em protesto à falta de atitude do Governo Estadual em reparar o telhado da escola, destruído no temporal de 2014.
* Alunos da Unipampa protestam contra os cortes orçamentários realizados pelo Governo Federal e agravados com a instabilidade política do País. Eles vão às ruas em 19 de maio para protestar.
* Um acidente quase termina em tragédia no cruzamento da Mascarenhas de Moraes com João Manoel, na noite de 18 de maio. Por milagre, um ciclista que acabou embaixo de um dos carros, escapou ileso. Inúmeros acidentes são registrados no local.
* A Reitora Lia Quintana vem à São Gabriel em 20 de maio para lançar oficialmente o Congrega Urcamp, marcado para outubro de 2016.
* Um vilanovense morre em acidente na BR-116. Rafael Mota, 32 anos, dirigia um Corsa que colidiu frontalmente contra uma carreta próximo a uma ponte em Camaquã.
* Bagé conquista a Ciranda Estadual de Prendas, realizada em Passo Fundo. A Prenda da 18ª Região Tradicionalista e do CTG Prenda Minha, de Bagé, Roberta Barbosa Rodrigues Jacinto, conquistou o título de 1ª Prenda do Estado e com isso, leva o concurso para a cidade em 2017.
* O São Gabriel dá adeus às chances de classificação para a final da Divisão de Acesso ao perder para o Avenida por 3 a 2, em Santa Cruz do Sul e encerra sua participação neste ano. Vários jogadores são desligados por mau comportamento e a boemia de vários deles vem à tona.
* Professores e alunos do Estado vão às ruas em São Gabriel, protestando contra a precariedade do ensino, o parcelamento de salários e a inércia do Governo de José Ivo Sartori.
* Tem gabrielense vencedor da Sapecada da Canção de Lages. A milonga "A Delicada", com letra de Sergio Carvalho Pereira e música de Juliano Marcio Gomes Ávila, foi a campeã da 24ª Sapecada, e foi defendida por Ita Cunha.
* A gripe A ressurgiu assustando os gabrielenses. Quatro mortes foram confirmadas pelo Laboratório Lacen, de Porto Alegre, em informação repassada pelo presidente da Associação Médica, Ricardo Coirolo.
* São Gabriel vence o Dia do Desafio 2016, contra a cidade venezuelana de La Cañada de Urdaneta, em 25 de maio.
* O CTG Querência Xucra comemora 42 anos de fundação com missa crioula, café campeiro e a grande penha com Mano Lima e Enio Medeiros, levando grande público.
* Em ato heróico, policiais militares evitam o suicídio de uma mulher que se jogou da ponte do Passo do Pinto e estava se afogando, na madrugada de domingo, 29 de maio. O policial Evaldo Guedes, com apoio dos colegas Cezário e Jonatas, conseguiu resgatar a mulher da água gelada.
* Mais uma vitória de músico gabrielense, no 31º Carijo da Canção Gaúcha, realizado em Palmeira das Missões. O músico André Teixeira interpretou a vencedora do festival, "A Alma Índia do Mate", chamamé de autoria de Rodrigo Bauer e Cristian Camargo.
* A crise causa o fechamento da unidade local do Restaurante Papagaio, que estava prestes a completar seu primeiro ano de atividades.
* Santa Casa suspende por tempo indeterminado visitas a pacientes por causa da Gripe A.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 31/12/2016 13h05
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.