Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

31 dezembro 2016

Retrospectiva 2016: um junho agitado em São Gabriel e região

JUNHO
* O Coletivo Feminista Guapas se apresenta à comunidade gabrielense realizando um protesto contra a cultura do estupro em 1º de junho, motivado pela recente notícia que foi o estupro de uma jovem por 33 homens no Rio de Janeiro. O movimento também protestou de forma subliminar contra o Governo Temer.
* Mais uma morte por Gripe A é confirmada em São Gabriel, a quinta.

* A espera de pessoas na antiga Secretaria da Saúde, em frente a Santa Casa, gera polêmica. O período registra frio e várias pessoas aguardam na fila para serem vacinadas no dia seguinte. Após fortes repercussões nas redes sociais, a Secretaria libera as vacinas na madrugada, em 2 de junho. Ao amanhecer, mais confusão pois várias pessoas compareceram para solicitar vacina e já não havia mais doses.
* Ricardo Coirolo anuncia que não será candidato à vice pelo PDT nas eleições de outubro e se tornará o coordenador da campanha.
* Operação no comércio local apreende carnes e produtos de providência duvidosa no dia 3 de junho, em São Gabriel. A operação reuniu Brigada Militar, Polícia Civil e agentes sanitários.
* Com uma grande festa no CTG Tarumã, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Sueni Goulart dos Santos comemora seus 50 anos na noite de 3 de junho, com homenagens e a celebração de sua história.
* As eleições tomam forma com o anúncio oficial do apoio do ex-prefeito Balbo Teixeira (PSB) a pré-candidatura de Inocêncio Gonçalves (PP) à Prefeitura de São Gabriel, o que se confirmou mais tarde.
* São Gabriel sediou o Campeonato Gaúcho de Supino e Levantamento Terra em 4 de junho, onde a cidade foi bem premiada, no Campus III da Urcamp.
* A milonga "Aprendiz" foi a grande campeã do 15º Canto da Terra, festival realizado neste final de semana e encerrado na madrugada de segunda, 6 de junho, no CTG Lenços Brancos do Bom Fim. A composição, elaborada por Norton França (letra) e Daner Marinho (música), jovens revelações do nativismo local, também conquistou a classificação para a fase local da 23ª Estância da Canção Gaúcha.
* O frio chega a São Gabriel com temperaturas abaixo de zero, muito esperadas pela comunidade.
* A Clínica Santé apresenta seu mais novo profissional, o cirurgião-plástico Leonardo Spencer, em 7 de junho.
* Uma polêmica repercute a nível estadual: a dupla César Oliveira e Rogério Melo teve o pedido para apresentação do seu novo CD, "Devoção", recusado pela direção do Theatro São Pedro, uma das mais conceituadas casas culturais do Estado. Apesar de lançar nota à imprensa, os motivos não são explicados.
* Associação Comercial e Industrial de São Gabriel comemora 85 anos com um grande jantar-baile no Banana Café e a homenagem as empresas com maior tempo de atividade. A presidente eleita da FEDERASUL, Simone Leite, prestigia o evento e o presidente Cristiano Carvalho, em 10 de junho.
* Um assalto foi impedido pela população no Centro da cidade. O elemento Marlon Gabriel Machado Pereira, 18 anos, furtou a bolsa de uma idosa, mas motociclistas de uma telemoto se mobilizaram e pegaram o ladrão.
* Inicia uma disputa pela candidatura à vice de Rossano Gonçalves (PDT). A escolhida foi o que era esperado: Karen Lannes (Solidariedade) compõe a chapa com Rossano na pré-candidatura.
* A amazona gabrielense Bibiana Saavedra se sagra campeã gaúcha de saltos, na categoria Pré-Mirim, em Porto Alegre.
* Em Bagé, o Diretor da Associação e Sindicato Rural, Luis Olavo Almeida de Salles morre tragicamente ao cair do 8º andar do edifício onde morava, em 17 de junho.
* Por proposição do vereador Adão Santana (PTB), a Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM) e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) recebem homenagens pelos seus 30 e 50 anos de fundação, da Câmara de Vereadores. O presidente do MTG, Nairoli Callegaro, vem pessoalmente receber a homenagem, em 15 de junho.
* O professor Hélio Menna deixa a pró-reitoria do Campus local da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), após cerca de dois anos. Uma comissão gestora assumiu o cargo.
* Escolas da cidade registram casos do vírus "mão-pé-boca", que causa feridas em crianças, como o CAIC e o José Lima, obrigando a desinfecção dos locais.
* Em uma homenagem polêmica, a deputada estadual Manuela D'Ávila (PC do B) recebe o título de cidadã gabrielense e comparece pela primeira vez ao município, em 17 de junho. A proposição foi da vereadora Néca Bragança, do mesmo partido.
* Sindicato Rural fecha primeiras parcerias para a 82ª Expofeira, que ocorre em outubro.
* Morre a matriarca da família Varella, Lecy Silveira Varella, no final da noite de terça, 21 de junho.
* Mais outra perda: o produtor rural e atleta Oscar Chagas (Jota) foi encontrado morto em sua propriedade, no interior do município, ao meio-dia de 23 de junho.
* A terceira perda em poucos dias foi da produtora e líder rural Daliê Maria Ferreira Pereira de Souza, esposa do ex-presidente do Sindicato Rural Geraldo Estrázulas Pereira de Souza, em 23 de junho.
* O comandante do 4º Esquadrão da Brigada Militar é promovido a Major. Aníbal Pereira Silveira, e por motivo da promoção, acaba transferido para São Borja, o que é lamentado pela comunidade.
* O jovem Cristian da Rosa Corrêa, 23 anos, é espancado por três homens na Praça Tunuca Silveira e o impressionante é que ele foi agredido por engano, na madrugada de 25 de junho.
* IRGA realiza a entrega das doações da campanha "Arroz Para Todos", que preparou um carreteiro para 65 famílias carentes, em 26 de junho.
* A Loja Maçônica Rocha Negra nº 1 completou 143 anos de fundação em 29 de junho. A entidade foi a primeira a ser inaugurada no Estado.
* Corpo de Bombeiros e parceiros realizam um grande simulado de resgate em acidente de trânsito, na tarde de 30 de junho, dentro da Semana de Prevenção e Combate à Incêndios.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 31/12/2016 13h11 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.