Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

07 outubro 2016

Até breve: Congrega Urcamp cumpre sua missão em São Gabriel

A despedida: equipe que trabalhou no Congrega, com sentimento de dever cumprido
Com a realização da Mostra de Iniciação Científica Júnior, que reuniu estudantes dos Ensinos Médio e Técnico, o Congrega Urcamp chegou ao seu final em São Gabriel. Foram três dias de convívio entre estudantes, acadêmicos e professores, num encontro com a pesquisa e o conhecimento, que terminaram nesta sexta-feira (7) no Campus II. A última atividade do congrega foi a premiação da Mostra de Iniciação Científica Júnior, que contou com 54 trabalhos. Ao final a equipe da Assessoria de Comunicação e Marketing da Urcamp (Ascom), exibiu aos participantes um mini-documentário produzido durante o evento. O vídeo, que resumiu os três dias de atividade intensa, emocionou quem fez parte do Congrega.



Trabalho da Escola XV de Novembro, de São Gabriel, ficou entre os premiados
Aliás, a Mostra Júnior mostrou o potencial dos estudantes do Ensino Médio. As unidades do Colégio da Urcamp de Alegrete, Dom Pedrito, São Gabriel, além de escolas destas cidades, mais Bagé e Livramento, mostraram trabalhos qualificados. Por São Gabriel, o destaque ficou com o trabalho "Planejamento e Controle Financeiro: desenvolvendo e implementando o fluxo de caixa no contexto de uma microempresa familiar", do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual XV de Novembro, realizado pelos alunos Júlio César da Costa dos Santos, Paula Fernanda Macedo, Silvia Marisete da Rosa, Geferso Tiago Brito, Ana Paula Barony, Maria Helena Rodrigues e com orientação da professora Suelen Azambuja Jobim, que mostrou a aplicação de programas de controle financeiro em uma microempresa.

Trabalho das alunas do Colégio da Urcamp de Dom Pedrito foi o vencedor em Ciências Agrárias, mostrando os efeitos de uma possível inversão dos pólos magnéticos sobre a agricultura

Giovana e Eduarda falaram sobre o trabalho que apresentaram e a importância do Congrega para sua carreira estudantil
Os alunos destacaram a importância do Congrega para o aprendizado. As alunas do 3º ano do Colégio Raymundo Carvalho da Urcamp de Alegrete, Eduarda Schein e Giovana Pilecco, vieram falar sobre a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. "Muitas pessoas não conhecem os direitos das crianças e o que lhes resguarda, o que acaba causando o aumento da criminalidade, do abandono e maus tratos. A gente procura informar as pessoas sobre o assunto", destacaram as jovens.

O trabalho vencedor na categoria de Ciências Agrárias - Engenharias, "Inversão dos Pólos Magnéticos", apresentou os efeitos de uma possível inversão dos pólos da Terra na agricultura gaúcha. "Mostramos que a radiação causaria muito estrago e traria muitos problemas para a região, onde os animais teriam problemas de orientação e variações climáticas extremas", falou a aluna Isadora Quadros. Ela disse que o Congrega foi marcado pela organização e trabalhos bem qualificados.

A premiação final foi marcada pela emoção. A coordenadora do Congrega Urcamp 2016, professora Súsi Barcelos e Lima destacou o foco ecológico e sustentável desta edição, que tinha como slogan – O Conhecimento e a inovação como articuladores da sustentabilidade. “Estou muito feliz com o novo sistema de avaliação, completamente informatizado. Isso tudo tem a ver com a temática do evento. Uma forma mais sustentável, desde o sistema de avaliação, com a área de convivência, onde otimizamos recursos e aproveitamos o que a gente tinha, isso tudo tem a ver com a temática. A gente está muito satisfeito porque geramos menos resíduos, as pessoas puderam aproveitar mais o evento porque não se ocupou com fichas, envelopes, papéis, isto tudo foi extinto este ano, já que entramos totalmente no formato digital e isso foi um marco deste congrega de São Gabriel. Não posso deixar de falar no acolhimento e o envolvimento do campus com todos nós e os participantes. Acho que atendemos a proposta que era de realizar um evento dinâmico, com ênfase no conhecimento e com sustentabilidade”, finaliza.

A responsável pelo Campus de São Gabriel, professora Rossana Veiga do Canto diz que ficou realizada com o sucesso do evento. “Acredito que nós executamos a palavra “congrega” aqui, porque juntamos pessoas, unificamos públicos distintos, mobilizamos a comunidade acadêmica. Conseguimos fazer isso nessa edição e dessa forma a gente fortalece o nosso campus. Tô muito satisfeita, superou todas as nossas expectativas, porque o trabalho em equipe, as comissões, trabalharam incansavelmente pra que isso acontecesse e o andamento do evento foi perfeito, agora vamos comemorar os resultados”.

Último dia ainda teve vários minicursos, como o de dança no espaço externo do Campus II

Colégio Raymundo Carvalho foi o destaque da MIC Jr com o maior número de trabalhos apresentados. Professor Hélio Menna entregou o troféu aos vencedores
O último dia teve mais minicursos e a exposição "Espelhos de Bolso", com o fotógrafo gabrielense Javier Dornelles, que mostra a sensualidade das formas femininas e cenas do cotidiano. Assim, o Congrega foi encerrado com êxito e um minicurso bem dinâmico de dança e movimentos de expressão, onde estudantes e professores aproveitaram o espaço externo do Campus de São Gabriel para dançar e se exercitar. A vice-reitora, Núbia Juliani, agradeceu a dedicação da equipe do Campus local para organizar e realizar de forma bem-sucedida o Congrega.

A próxima edição deverá ser em 2017, na cidade matriz da Urcamp, Bagé. Confira agora, as últimas fotos do evento, que foi acompanhado em sua maior parte pelo Caderno7:

Premiados da Mostra de Iniciação Científica Júnior
Ciências Humanas - "Jogos Educativos: uma nova forma para aprender"
Alunos: Gabriel Loreto Laus, Elisa Munhoz do Nascimento, Ana Carolina Jardim Gomes, Fábio Joseneide Paz
Colégio da Urcamp - Dom Pedrito

Ciências Sociais Aplicadas - "Planejamento e Controle Financeiro: desenvolvendo e implementando o fluxo de caixa no contexto de uma microempresa familiar"
Alunos: Júlio César da Costa dos Santos, Paula Fernanda Macedo, Silvia Marisete da Rosa, Geferso Tiago Brito, Ana Paula Barony, Maria Helena Rodrigues e com orientação da professora Suelen Azambuja Jobim
Escola Estadual XV de Novembro - São Gabriel

Ciências da Terra - Ciências Biológicas - "Crimes Ambientais cometidos nas cidades de Santana do Livramento e Rosário do Sul com registros durante 2015"
Urcamp Campus Santana do Livramento

Ciências da Saúde - "Efeitos de uma dieta rica em frutose na glicemia e peso de drosophila melanogaster
Aluna: Luiza Colpo Chiaratti
Colégio Raymundo Carvalho - Urcamp Alegrete

Ciências Agrárias - Engenharias - "Inversão dos Pólos Magnéticos"
Alunas: Fernanda Mendes Sonego, Isadora Maciel de Quadros, Vanessa da Cruz Garcia e Patrícia Ribas Rodrigues
Colégio da Urcamp - Dom Pedrito

Destaque da MIC Jr:
Colégio Raymundo Carvalho - Urcamp Alegrete - 18 trabalhos (campeão)
Colégio da Urcamp - Dom Pedrito - 15 trabalhos



Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da ASCOM/Urcamp 
Data: 07/10/2016 20h40 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.