 |
Congrega Urcamp é a oportunidade de troca de informações e aprendizado para participantes |
A 11ª edição do Congrega Urcamp, que está ocorrendo no Campus II da Urcamp São Gabriel, vem proporcionando uma troca de conhecimentos, aprendizado e agregando experiência para os seus participantes. O evento universitário traz mais de 1440 participantes da região, várias partes do Estado e até mesmo do País, durante os três dias de sua realização com os mais variados trabalhos nos eventos da Mostra de Iniciação Científica Junior, Mostra de Projetos Comunitários e de Extensão e Mostra de Iniciação Científica e a Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa.
 |
Gabriela Sabino apresenta trabalho sobre problemas oftalmológicos em cães e gatos |
Os inscritos relatam o que estão achando do evento. A acadêmica de Veterinária da Urcamp Alegrete, Gabriela Trindade Sabino, apresentou em seu pôster o tema "Luxação de cristalino em gatos e doença de olho seco em cães", onde objetiva mostrar ao público que os animais também tem estes problemas e as soluções. "Pelo fato da oftalmologia em animais não ser muito difundida, aproveitamos a oportunidade para levar a público esta questão e soluções", frisa. Ela diz ainda que o evento está sendo ótimo e que está agregando conhecimento para o currículo. "Aqui, aprendemos muito e trocamos informações, além de ser uma porta de entrada para futura residência ou mestrado e influencia muito no nosso currículo", afirmou.
 |
Adrielle e Juliana destacam o conhecimento repassado e adquirido no Congrega |
As acadêmicas da Urcamp Bagé, Adrielle Ulrich e Juliana Furtado, destacam que é a oportunidade de apresentar o conhecimento que é aprendido durante o curso e o estágio. "Esperamos adquirir mais conhecimento e aprendizado, não só produzindo os trabalhos acadêmicos, mas com os professores que avaliam e os colegas que participam", disseram as jovens.
 |
Cristian participa do terceiro Congrega e chama a atenção para o conhecimento que é recebido e que vale a pena |
 |
Trabalhos são apresentados e avaliados criteriosamente pela comissão julgadora |
O Congrega é a base para que profissionais possam apresentar suas pesquisas. Vindo da cidade catarinense de Caçador, a 800 km de São Gabriel, o participante da Jornada de Pós-Graduação, Cristian Leonardo Fenili, traz trabalhos científicos sobre o desenvolvimento da fruticultura e clima temperado. "Desenvolvemos em parceria com a EPAGRI (entidade similar a EMATER em Santa Catarina) em nossa cidade, e aqui fazemos uma partilha de conhecimentos", informando que está com cinco trabalhos para a jornada. "Os temas que versamos, por exemplo, sobre teores minerais das frutas, métodos de análise do clima temperado, técnicas de manejo e outras propostas". Cristiano diz ainda que é o terceiro Congrega que participa e que conta para a experiência de vida, no currículo e troca de informações.
A sexta-feira deverá ser marcada pela Mostra de Iniciação Científica Júnior. A comissão organizadora do Congrega Urcamp convida a todas escolas para que venham visitar os trabalhos, pela qualidade que serão apresentados.