José Luiz Bicca Heineck
Colunista do blog
Nossa grande data gaúcha é o 20 de setembro. Lá pelo dia 13 iniciamos a Semana Farroupilha. Lá no Rio de Janeiro o carnaval ocupa o mês de fevereiro inteiro, na Bahia, mais exagerada um pouco, o carnaval começa em dez e vai até março. Nosso verão até há pouco começava em 15 de dezembro e se estendia a 15 de março, agora um pouco mais reduzido ficou cravado nos 58 ou 59 dias de janeiro e fevereiro. O dia das mães, por esperteza do comércio, começa antes de chegar o maio tradicional e o dia dos pais tem o seu início bem antes da data aprazada no calendário. O dia das crianças então, misturado com comemorações da igreja, com a visita do Papa João Paulo II ao Brasil, é falado e festejado bem antes data. Ora, pensando bem, nossa Semana Farroupilha já era, já não cabe tudo dentro de apenas de uma semana.
Estamos precisando de mais tempo para tudo que temos em mente. A Expointer que começa no final de agosto e invade setembro é uma grande vitrine da pujança do trabalho dos gaúchos. Ali realmente está o grande sinal anunciando que setembro chegou que estamos no mês de nossa grande data festiva. O start do Setembro Farroupilha é a abertura da Expointer. Antes de terminar a exposição de Esteio já começamos a montar o acampamento em cada município. No Parque da Harmonia montam uma cidade que já não dá mais prá chamar de acampamento. Os visitantes da Expointer somados aos do Harmonia superam em muitos o total de muitos lugares procurados por turistas pelo mundo afora. Com certeza esta soma neste ano vai ultrapassar a casa do 1.000.000 de visitantes.
São milhares de famílias envolvidas nestes eventos, tem gente que espera um ano para que no próximo esteja lá novamente. Na verdade é o mesmo que acontece no setor das escolas de samba, é o mesmo que acontece no Natal Luz de Gramado e por aí a coisa vai andando. Penso sinceramente que precisamos de mais prazo para que tudo seja realizado a contento. Salve o Setembro Farroupilha. Apenas uma semana não dá mais.