Santa Margarida do Sul - Com o objetivo de promover a conscientização dos escolares, o município de Santa Margarida do Sul desenvolveu diversas atividades durante a Semana do Meio Ambiente. As atividades foram desenvolvidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Emater/RS-Ascar e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Na terça-feira (3), alunos das 7ª e 8ª séries, da Escola Estadual Marechal Hermes, participaram de uma Oficina de Defensivos Naturais, que visa ao controle de pragas e doenças em hortaliças. A atividade foi desenvolvida pela extensionista social da Emater/RS-Ascar Viviane Dutra.
Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, alunos das séries iniciais da Escola Municipal do Real participaram de uma oficina de aproveitamento de pequenos espaços para implantação de hortas, com a utilização de pneus e garrafas pets. Viviane conta que também ensinou que as mudas de hortaliças podem ser produzidas em copos de jornal. “Eles adoraram aprender, pois pensavam que somente era possível produzir colocando as sementes na terra”, afirma.
Para marcar o encerramento das ações, nesta sexta-feira (6), acadêmicos do curso de Biologia, da Universidade Federal do Pampa, realizaram uma palestra sobre coleta seletiva e reciclagem para os alunos da Escola Municipal Rodrigues Alves.
Durante toda a semana, o Centro de Referência em Assistência Social, através da Secretaria de Assistência Social, lançou uma campanha para arrecadação de garrafas pets e CD’s. O objetivo desta gincana é arrecadar grande quantidade destes materiais para a confecção de enfeites natalinos para o município.