A política de São Gabriel tem andado em "alta voltagem" nos últimos dias. E mais um ingrediente pode por mais fogo ainda no panorama político local. Nesta terça-feira (25), os vereadores Paulo Sérgio Barros, Nenê e Vagner Aloy, Maninho, ambos do PDT, formalizaram denúncias contra o Executivo no Ministério Público, todas referentes a fatos recentes e que geraram muita discussão no Legislativo e que são vistos pelos vereadores como denúncias graves.
Os vereadores entregaram denúncias contra a Prefeitura Municipal para serem apuradas: o pronunciamento do Prefeito Roque Montagner pedindo votos para deputados, o Governador Tarso Genro e a Presidente Dilma Rousseff durante a inauguração dos apartamentos do Programa "Minha Casa, Minha Vida" na última sexta-feira (21); o uso do ônibus da Secretaria da Saúde para levar carnavalescos à Uruguaiana; e uma declaração que teria sido feita pelo Vereador Cilon Lisoski de que o Frigorífico Marfrig teria "reembolsado as contratações" à Prefeitura. Documentos e gravações foram entregues nos pedidos.
A denúncia do pedido de votos feito por Roque foi entregue no Cartório Eleitoral pelos vereadores. "Estamos fazendo nossa parte como fiscalizadores eleitos pela comunidade. Estamos fartos de tanta irregularidade acontecer e nada ser feito, vamos ir até o fim", salientou o vereador Nenê. As denúncias na Promotoria foram entregues ao Promotor de Justiça Fernando Andrade Alves e serão encaminhadas ao titular da área, Promotor Rafael Russomanno Gonçalves. É um ingrediente que promete "incendiar" a política local.
* Salientamos que o Poder Executivo tem espaço para se manifestar a respeito da questão, bastando entrar em contato com a redação.