Jaguarão - O líder político Renato Jaguarão, pivô do episódio ocorrido em Jaguarão, envolvendo o Prefeito Cláudio Martins (PT), a Brigada Militar e o Jornal Pampeano, teve sua camionete danificada por vândalos durante a madrugada de sexta-feira, 21. A atitude pode ter sido uma represália aos últimos acontecimentos na cidade, onde Renato denunciou nas Redes Sociais suposto protecionismo do comando local da BM ao Prefeito e a sucessão de erros que culminou com a invasão do Jornal Pampeano por parte da Brigada Militar. A notícia foi enviada à redação do Caderno7 pelo próprio Renato.
Renato teve os pneus de seu veículo cortados e a lataria danificada e teme agora que sua integridade física e de seus familiares esteja em risco. “Primeiro foi meu carro! E depois o que será? Quem tem tanta raiva ao ponto de rasgar os pneus de um carro, e riscar, pode sim ir mais longe, fiz a denuncia na Policia Civil e estou divulgando na imprensa para que todos saibam que minha integridade está em risco”, disse Renato Jaguarão.
Relembrando o caso
No sábado de carnaval, o Prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins (PT), foi parado na Blitz Balada Segura, negou-se a fazer o bafômetro e teve sua CNH apreendida. O acontecimento poderia ser apenas mais um caso de pessoa pública envolvido neste tipo de episódio, não fosse o fato do Prefeito tentar abafar o caso e contar com o apoio do Comando da Brigada Militar da cidade. O incidente chegou ao conhecimento de Renato Jaguarão, por pessoas que também foram abordadas e que afirmaram terem presenciado a abordagem ao Prefeito.
O episódio ganhou as redes sociais, com a negativa do petista, embasada com uma certidão da BM afirmando que nada havia contra o Prefeito. O que os envolvidos (BM e Prefeito) não esperavam, era que Renato Jaguarão, tivesse em seu poder, áudio de conversa com oficiais da própria BM, contrariando a versão apresentada pelo ofício da BM e o Prefeito.
O episódio polêmico de Jaguarão ganhou notoriedade nacional na mídia, depois que a Brigada Militar foi até o Jornal Pampeano e tentou prender o editor do periódico, Aníbal Martins, que publicou a gravação na íntegra.
Hoje
A corregedoria da BM investiga suposta proteção por parte da BM beneficiando o Prefeito de Jaguarão. A Assembleia Legislativa do RS também se posicionou a respeito do ocorrido, o Deputado Pedro Pereira protocolou pedido de audiência pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e na Comissão de Segurança e Serviços Públicos e não estão descartadas as convocações do Vice Governador e do Comandante Geral da Brigada Militar do RS, bem como os demais envolvidos, a fim de esclarecer os fatos.
O novo fato ocorrido nessa madrugada, tendo como alvo Renato Jaguarão, poderá dar mais uma reviravolta no caso, pois parece ser uma tentativa clara de intimidação e represália. A Policia Civil recebeu a denúncia e deverá proceder as investigações.