Abertura da Colheita do Arroz no RS em 2014 acontecerá no próximo ano na cidade de Mostardas, no litoral |
O município de Mostardas, na Planície Costeira Externa, será a sede da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em 2014. A decisão foi tomada, durante reunião na noite desta sexta-feira, com a disputa ainda pelo município de Tapes, que irá receber o evento em 2015. Mostardas irá suceder Restinga Sêca, que foi sede do evento por dois anos consecutivos, 2012 e 2013.
O presidente da Associação dos Arrozeiros de Mostardas, Mário Augusto Dutra Correa, disse que veio preparado para segurar esta conquista que julga importantíssima para um município que teve sua associação desativada desde 2004 e há dois anos reativada por grupo de produtores liderado por Correa. O município, localizado numa península a 200 quilômetros de Porto Alegre, com acesso pela RST 101, e a 150 quilômetros de Rio Grande, com acesso por hidrovia, tem tradição arrozeira desde 1938.
A área plantada nesta safra foi de 37 mil hectares e a produtividade média do município é de sete mil hectares. Segundo o presidente, participam da associação em torno de 40 produtores mas a região possui mais de 200 produtores. A estrutura para receber o evento irá unir três áreas pertencentes a CTG local, Sindicato Rural e prefeitura. Segundo ele, para receber os visitantes, Mostardas possui 320 leitos em hotéis e pousadas e será estudada a possibilidade de utilizar casas de praia para hospedar os participantes.
Neste sábado, além da comitiva que veio defender o município como sede, um ônibus de produtores chega a Restinga Seca para prestigiar a abertura da colheita. O prefeito Alexandre Galdino (PMDB) será o responsável por receber a pá das mãos das autoridades, o presidente da Federarroz, Renato Rocha, do presidente da Associação dos Arrozeiros de Restinga Sêca, Claudio Pozzobon e do prefeito Mauro Schünke. A 23ª Abertura aconteceu na manhã deste sábado, em Restinga Sêca.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com