O prefeito eleito de São Gabriel, Roque Montagner (foto), deu entrevista à equipe de Jornalismo da Rádio RBC FM na tarde desta segunda (3). Roque respondeu as perguntas de Rivadávia Corrêa, Márllon Maciel e Uilian Pacheco, e salientou que assumirá os compromissos com a comunidade, e que vai cobrar dos secretários. A principal notícia é de que o Secretário da Saúde não será um médico, mas um gestor, e de fora do município, além da independência do governo.
Dentro das perguntas, Roque frisou que irá manter os compromissos que puderem ser assumidos, assim como governar para todos. "Somos o prefeito de uma comunidade toda, vamos governar para todos, sem rancor e nem ódio", frisou. Perguntado sobre o Carnaval, o prefeito eleito afirmou que existe "um plano A e B", para garantir a realização da festa.
"Nem todo mundo pode ir à praia ou viajar, para o povo que aqui fica, eles tem que ter o divertimento garantido pela municipalidade através do Carnaval. Se não tivermos recursos disponíveis, vamos buscar junto ao Governo do Estado para garantir a festa popular", disse.
Sobre a estrutura administrativa - há dias, se ventila a possibilidade de uma reforma política no primeiro escalão - Roque afirmou que por enquanto, manterá tudo como está, mas quem ocupar a Secretaria-Geral de Governo, irá acumular outra pasta. "Vamos manter isso temporariamente, depois veremos o que fazer", respondeu.
Na saúde, Roque afirma que o Secretário será um gestor, não um médico, que deverá ocupar a direção técnica da pasta. O secretário inclusive será de fora do município. "Não podemos confirmar o nome ainda, mas vamos aguardar ele se desincompatibilizar para iniciar os trabalhos conosco". Perguntado se o titular seria o Coronel Zauri Tiaraju, atual Prefeito de Caçapava do Sul, ele negou veementemente sua participação.
"O Coronel Tiaraju conversou conosco, se ofereceu, mas decidimos por não contar com sua colaboração", disse, direto. Ao ser sabatinado por Rivadávia Corrêa sobre o lema de campanha "chega dos mesmos", mas que teve o apoio de Balbo Teixeira, Roque não negou o mesmo, mas que era para a titularidade da Prefeitura.
"Fizemos uma campanha de chega dos mesmos, sim, para a Prefeitura e não negamos isso. Mas agora, somos o prefeito de todos os gabrielenses, e se pudermos contar com a colaboração de pessoas competentes de demais partidos que nos apoiaram, somadas ao PT e ao PPS. Não teremos pessoal suficiente para preencher os quadros, portanto todo apoio será bem vindo", destaca.
Na questão da geração de emprego - onde teve forte apoio da juventude, agradecendo a eles - Roque pretende construir um entendimento para proporcionar oportunidades aos jovens. Frisa a necessidade de mais cursos de qualificação, e quer apoiar as empresas e empresários locais.
E ele deu um recado direto: vai exigir dos Secretários muito empenho e trabalho para administrar o município, e quem não se dedicar, "a fila anda". "Queremos que o secretariado se empenhe, sim, mas quem não corresponder às expectativas, vai dar lugar a outro. Vamos cobrar dos Secretários trabalho, muito trabalho", pontuou.
A respeito do apoio de Balbo Teixeira, atualmente no PSB, e sobre as secretarias que teriam sido pedidas pelo ex-prefeito como "moeda de apoio" para a eleição, Roque deixou pontos claros. Ele informou que vai prometer o que cumpriu, recebendo as indicações, mas quem tem a palavra final é o prefeito eleito. "O Balbo foi inteligente em nos apoiar, vamos cumprir o tratado, mas quem decidirá somos nós", afirmou, acrescentando que o ex-prefeito indicou 12 nomes - dois por Secretaria, sem escolha de pasta - para configurar o Secretariado.
E em relação a uma entrada do próprio Balbo no Governo, Roque foi direto: "Não há chance, o compromisso é com a militância que nos apoiou e com a comunidade", concluiu.
Finalizando, Roque repetiu o que vem falando desde o final da campanha: que fará um Governo voltado ao desenvolvimento e a valorização do ser humano. "Fomos eleitos por nossa comunidade, e afirmamos que vamos governar para todos, sem perseguição e sem rancor", salientando também a democracia com a imprensa. Ele anunciará seu Secretariado no dia 20 de dezembro, em um café da manhã com a imprensa, o que já está definido, só ainda sem o local confirmado.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com