![]() |
Dança Alegre Alegrete reúne grupos de dança do RS, Brasil e exterior (foto divulgação/Prefeitura Alegrete) |
Alegrete - Alegrete volta a ser a capital da dança no próximo dia 5 de dezembro. O Dança Alegre Alegrete contará com atrações da Bélgica, Argentina, Rio de Janeiro, São Paulo e do Rio Grande do Sul, intervenções urbanas e apresentações inovadoras. O evento promovido por Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Alegrete, Funarte/Ministério da Cultura, SESC e Associação Dança Alegrete vai até o dia 8 de dezembro.
O Dança Alegre Alegrete mantém há 30 anos um reconhecido trabalho no Rio Grande do Sul e Brasil. O evento foi contemplado com o Prêmio Mambembe, do Ministério da Cultura, e também pertence à rede Internacional das Cidades que Dançam. Utiliza-se do caráter pedagógico para disseminar a cultura e a democratização da dança em todas as suas vertentes.
Grupos e espetáculos
Focus Cia de Dança – o espetáculo “As Canções que Você Dançou Pra Mim”, dirigido e coreografado por Alex Neoral, terá como base um pot-pourri de 72 músicas que marcaram época na voz Roberto Carlos. Foi eleito pelo Jornal O Globo como um dos 10 melhores espetáculos de 2011.
Ballet del Sur – a tradicional companhia argentina também estará presente no Dança Alegre, com o espetáculo “El Carnaval de los Animales”, dirigido por Camile Saint-Saëns com coreografia de Oscar Araiz. O espetáculo retrata uma festa no zoológico, onde a inclusão de um pianista dentre os animais é o ponto de partida para uma reflexão sobre a ‘animalidade’ na sociedade humana.
Nós no Ar - o espetáculo "Trajetórias", com a Companhia de Dança Aérea Nós no Ar, cuja inspiração é o questionamento sobre a forma como os indivíduos lidam com as situações cotidianas. Utiliza o aparelho circense do tecido para exibir movimentos virtuosos.
Ana Guasque – o espetáculo solo de dança contemporânea “Sobre Ancas”, parceria entre a atriz e bailarina Ana Guasque e o diretor Claudia Palma, tem como objetivo abordar poeticamente a trajetória da mulher ao longo da história, propondo um reencontro com o corpo e a arte de mover-se.
John Lennon da Silva – o artista paulistano apresentará a clássico “O Lago dos Cisnes” em formato de street dance, número que o levou a ser atração em programas televisivos e o tornou febre nas redes sociais.
Atrações locais
Escolas de dança e grupos alegretenses com reconhecimento em importantes festivais nacionais terão destaque na programação do Dança Alegre. Escolas como Ballerina, Danielle Pinheiro e Copélia, grupos como CZO e Os Fronteiriços e projeto Arte na Escola mostrarão a qualidade da dança alegretense.
Dança Alegre Lá em Casa
Oito residências receberão apresentações de grupos de dança na quinta e sexta-feira, mediante sorteio, no mesmo modelo existente já há alguns anos. As inscrições para os interessados podem ser feitas no blog do Dança Alegre: www.dancaalegre.blogspot.com.br.
Intervenções urbanas
Vitrines de casas de comércio e outros pontos da zona urbana também receberão apresentações de dança na programação do Dança Alegre. Sete locais estão previstos, todos no sábado (8).
Uma das intervenções está a cargo do Grupo Meme, de Porto Alegre, que apresentará o espetáculo “Nós Que Aqui Estamos” no Largo da Viação Férrea. Dirigido e coreografado por Paulo Guimarães, utiliza a linguagem da dança contemporânea e do teatro para criar imagens e fragmentos de cenas, interagindo com o ambiente e com o público.
A companhia belga Irene K também estará na Viação Férrea o espetáculo “Emmitouflés”, com os bailarinos Masami Sakurai e Leandro de Oliveria. A escola formada em 1977 na cidade de Eupen notabiliza-se por utilizar a coreografia em espaços abertos como forma de revelar novas nuances da condição humana.
DANÇA ALEGRE ALEGRETE
PROGRAMAÇÃO
Dia 05/12, quarta-feira:
A partir das 21 horas, no palco:
· Grupo Os Fronteiriços (Alegrete/RS)
· Projeto Arte na Escola – Primeiros Passos (Alegrete/RS)
· Ballet Danniele Pinheiro (Alegrete/RS)
· CZO (Alegrete/RS)
· Ballet Coppélia (Alegrete/RS)
· Escola de Dança Ballerina (Alegrete)
· Diego Mac – Ponto de Cultura
Dia 06/12 - quinta-feira:
10h às 16h – Dança Alegre lá em Casa
A partir das 21 horas, no palco:
· Sobre Ancas (SP) – Ana Guasque
· Nós no Ar (Porto Alegre)
· GEDA Cia de Dança (Porto Alegre/RS)
· SOLO – John Lennon da Silva (São Paulo)
· Grupo Os Fronteiriços (Alegrete/RS)
Dia 07/12 – sexta-feira:
10h às 16h – Dança Alegre Lá em Casa
A partir das 21h – no palco
· Ballet del Sur (Argentina)
· Focus Cia de Dança (RJ)
Dia 08/12 – sábado:
Ao longo do dia, intervenções urbanas de dança contemporânea:
15h – Local a confirmar: bailarina Fabiane Severo.
15h20min – Loja IZ Calçados: bailarina Graziela Silveira
15h40min – Loja Deltasul: bailarina Stela Menezes
16h - Loja Presentes e Decoração: bailarina Fernanda Stein
17h30min – Largo da Estação Férrea: Performance Irene K - Emmitouflés
18h – Esquina da Praça Getúlio Vargas, entre Quiosque e Cassino: Performance do Grupo Muovere DESVIO
· No Palco: Lançamento do Livro “Pelas Águas de Março”, de Daniela Cunha
19h – Estação Férrea: performance do Grupo Meme - Nós que aqui estamos
20h – no Palco
· Apresentação do documentário do Dança Alegre Alegrete
· Focus Cia de Dança (RJ)
E-mail: blogcadernosete@gmail.com