Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

03 dezembro 2012

Apicultura: Cooapampa terá início de obras no dia 17

Convite foi feito na quinta, ao Prefeito Rossano Gonçalves (foto Maria Lúcia Macedo)
No dia 17 de dezembro, a partir das 13 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil, será realizada a cerimônia de assinatura do convênio para o início das obras de construção do entreposto e fábrica de beneficiamento de mel da Cooapampa (Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho), e logo em seguida, o lançamento da pedra fundamental da construção, junto à confluência da avenida Antônio Trilha e RS-630. A informação é do presidente da cooperativa, Aldo Machado, que na manhã de quinta-feira foi recebido no gabinete do prefeito Rossano Gonçalves, juntamente com o secretário municipal de Planejamento e Projetos, Paulo Antônio da Silva Oliveira, o presidente do Poder Legislativo, vereador Adão Santana (PTB) e o vereador eleito Marcos Paulo Vieira (PSDB).


A cooperativa recentemente assinou acordo de cooperação financeira com o Banco do Brasil e Fundação Balco do Brasil, num investimento de R$ 2 milhões para estruturar a obra. A prefeitura municipal de São Gabriel é um dos parceiros do convênio, além de ter cedido a área de 10 mil m2 para a construção do empreendimento.

A Cooapampa representa apicultores de cerca de 24 municípios, e irá construir um entreposto para beneficiamento e destinação do mel gaúcho, visando o mercado externo. Atualmente, a maioria da produção de mel do Estado é encaminhada ao exterior através de um entreposto de Santa Catarina, gerando divisas para o Estado vizinho. “A construção deste empreendimento, um sonho antigo da nossa comunidade, vai possibilitar o aporte destes recursos na nossa região, gerando desenvolvimento econômico e empregos”, assinalou.

Após finalizado, o empreendimento tem potencial para representar em torno de 16 mil produtores da região, cada qual com uma média de 94 colméias, totalizando cerca de 150 mil unidades, sendo eles responsáveis pela produção de 4750 toneladas anuais, o equivalente a 60% de toda a produção apícola do Rio Grande do Sul.Com a criação do entreposto de mel, a produção poderá chegar a 10 mil toneladas em 2015.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.