Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

21 maio 2012

Rosário perde Mario Ortiz de Vasconcellos

Mario Ortiz de Vasconcellos faleceu no sábado, aos 102 anos (foto negociosrosul.com)

Uma das figuras mais importantes da história de Rosário do Sul se despediu aos 102 anos. Líder político e empreendedor que amava sua terra, Mario Ortiz de Vasconcellos faleceu no último sábado (12), em face de problemas de saúde já agravados há tempo. Vasconcellos foi velado no Teatro Municipal João Pessoa, e sepultado no Cemitério São Sebastião no domingo.



Natural de Rosário. Mario Ortiz de Vasconcellos nasceu no dia 5 de abril de 1910 e era engenheiro mecânico e elétrico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 1933. Voltou a Rosário e ingressou na vida política ao ser prefeito por duas gestões na década de 40, além de presidir a Câmara de Vereadores nos anos 60 e fundador de várias entidades sociais e de classe, como o Rotary Clube, a Coarroz e a Associação Comercial e Industrial, entre outras.

Com sua influência política, Vasconcellos trouxe diversas conquistas para Rosário, como a implantação do 2º Regimento de Cavalaria Transportado, hoje 4º Regimento de Carros de Combate (4º RCC), e também para a mudança de traçado da BR-290 para passar por Rosário do Sul e a BR-158, que liga a cidade à fronteira Brasil-Uruguai. Por isso, chegou a ser cogitado nos anos 50, candidato ao Governo do Estado, chegando também a ocupar importantes cargos estaduais. Recebeu muitas homenagens e distinções em vida.

Seu cortejo foi seguido por carros e teve também a escolta do Exército, que teve o centenário líder um dos seus maiores parceiros em Rosário. Se vai um apaixonado por sua terra.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.