Uma aluna gabrielense foi impedida de assistir uma palestra da Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por um motivo digamos, ridículo. A aluna Franciele Rovasi, 20 anos, que é acadêmica de Química Industrial, não pode assistir a uma palestra da Semana (que pelo seu nome, deveria integrar, não dividir), simplesmente por que o curso que promovia era diferente do seu.
A coordenadora do curso de Licenciatura em Química não permitiu que alunos de outros cursos participassem, contrariando a proposta da Semana, que prevê palestras alertas. O que fica estranho é a atitude de alguém ligado a uma das maiores e mais respeitadas universidades do país. Veja o relato de Franciele pela decepção enfrentada pela atitude da coordenação da palestra:
"Indignada, decepcionada, triste. Hoje fui impedida de assistir uma palestra da Semana Acadêmica INTEGRADA da Universidade Federal de Santa Maria, porque eu não pertencia ao curso que organizou a palestra. É lamentável que esse tipo de situação tenha ocorrido, me senti excluída. Senti vergonha dos meus colegas que presenciaram a cena e também me senti indigada, assim como os outros que também foram convidados a se retirar. Não foi por estar conversando, fazendo bagunça, ou por qualquer tipo de desrespeito, foi simplesmente por não fazer parte, por não pertencer. Fico triste de ver que num mundo onde tantos defendem a igualde ainda há gente que pratique a exclusão. Me pergunto qual o real significado da palavra integração?"
Está feito o registro, para que não fique no silêncio. Com a palavra, a UFSM!
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
A escola tem o compromisso de reduzir a distância entre a ciência cada vez mais complexa e a cultura de base produzida no cotidiano, e a provida pela escolarização. Tem,também, o compromisso de ajudar os alunos a tomarem-se sujeitos pensantes, capazes de construir elementos categoriais de compreensão e apropriação crítica da realidade.(José Carlos Libâneo).
ResponderExcluir