O grupo que defendeu a campeã, "Meu poncho a chuva te chama", vencedora do 10º Joãozinho da Ponte |
Encerrado na madrugada de segunda-feira, o 10º Um Canto a Dom João Luiz dos Santos - Joãozinho da Ponte, consagrou a composição "Meu poncho a chuva te chama", de autoria de Mario de Lima Lucas como a vitoriosa desta edição, realizada no CTG Tarumã de sexta a domingo (4 a 6). Na grande final, dez composições subiram novamente ao palco.
A vencedora é de autoria de Mario de Lima Lucas, musicada e cantada por Rafael de Sá Brito |
Em 2º lugar, ficou "Tropas de Outrora" |
E em 3º lugar, "A mangueira dos tempos" |
O festival, organizado por Hérlon Sachetto desde seu início, visa o apoio e a promoção de talentos da terra, principalmente revelações da música nativista. Esta edição ainda teve a disputa da 6ª edição do Joãozinho Mirim e a 2ª edição do Joãozinho Trovador, todas em um bom nível de candidatos. As categorias musicais foram avaliadas pela comissão formada por Juca Castilhos, Francisco Luçardo e Rogério Villagran.
As músicas tiveram temáticas diferenciadas, mostrando a qualidade dos inscritos. Algumas delas que não conseguiram classificação entre as premiadas também chamaram a atenção. "Estância do Céu", interpretada por Daner Marinho, relata a situação em que a estância passou após sua venda e desapropriação para a reforma agrária, por exemplo.
No palco, também passaram talentos nos shows de intervalo, como Aroldo Torres, Juca Castilhos, Quinteto Compasito, Melina Vieira e na última noite, Mirian Ramos e banda. Após o show de encerramento, foi anunciado o resultado final, que foi o seguinte:
2º Joãozinho Trovador
1º Benito Moura e Jorge Góes
3º Elisandro Chaves
6º Joãozinho Mirim
Pré-Mirim
1º Ana Laura Cornel
2º Giuliana Machado Lemos
3º Gabriele Caon de Almeida
Mirim
1º Vagner Aloy Júnior
2º Lucas Cornel
10º Um Canto a Dom João Luiz Pinto dos Santos
Resultado final
1º lugar: "Meu Poncho a Chuva te Chama"
Letra: Mario de Lima Lucas
Música: Rafael de Sá Brito
Interpretada por Rafael de Sá Brito
2º lugar: "Tropas de Outrora"
Letra: Jorge Góes
Música: Dionata Camargo
Interpretada por Giovani Neves
3º lugar: "Mangueira dos Tempos"
Letra: Márcio D'Avila
Interpretada por Lituânia Cavalheiro
Melhor Intérprete: Giovani Neves, por "Tropas de Outrora"
Melhor Indumentária: Derli Soares, por "Tropa de Papel"
Melhor Arranjo Vocal: "Meu Poncho a chuva te chama"
Melhor Arranjo Instrumental: "Meu Poncho a chuva te chama"
Melhor Tema Campeiro: "Tropas de outrora"
Melhor Poesia: "A mangueira dos tempos"
Melhor Instrumentista: Felipe Cornel, por "Tropas de Outrora"
Música mais Popular: "Índio Paysano"
![]() |
06-05-2012 10º Um canto a Dom João Luiz dos Santos - Joãozinho da Ponte - Final - CTG Tarumã |
E confira também um vídeo da vencedora (mais vídeos, durante o dia de hoje):
E-mail: blogcadernosete@gmail.com