João Pedro Lemos
Colunista do blog
O futuro que a gente faz (1)
Estudos dão conta da grande evolução que o planeta deverá sofrer nos próximos 8 anos devido principalmente a Nanotecnologia, o domínio do átomo e suas partículas. Coisas muito pequenas serão manipuladas e trabalhadas na essência da matéria. Na verdade a ciência avança rapidamente com apoio da tecnologia. Em poucos dias cientistas divulgaram a possível existência do Bóson de Higgs. Essa partícula é supostamente o meio por onde tudo no universo obtém sua massa. Os cientistas dizem que dois experimentos no acelerador de partículas localizado em Genebra, encontraram sinais do Higgs na mesma massa. Uma vez confirmada à existência desta, teremos conhecimento da origem detalhada na formação do universo depois do Big Bang, pois esta viabiliza a existência de matéria que por sua vez cria o principio da gravidade e eletromagnetismo, a mecânica quântica que movimenta todo o universo em sua essência.
Nesse entremeio, recentemente o físico brasileiro Fran de Aquino, da Universidade Estadual do Maranhão descobriu que sob eletromagnetismo a gravidade é zero. Reportagens recentes trazem a seguinte informação: o pesquisador conseguiu produzir um sistema de controle da gravidade, construindo em laboratório um aparelho anti-gravitacional. Isso significa uma descoberta que deverá possibilitar um avanço significativo no transporte e muitos sonhos da ficção, como carros andando no ar, cintos voadores que poderão se tornar realidade rapidamente. O controle da gravidade foi sempre um sonho do homem.
Isso não é tudo, imaginem nanorobôs na sua corrente sanguínea corrigindo seus problemas, capa da invisibilidade, tele transporte... Tudo isso é possível, e está mais perto do que se imagina. Acham que é piada. Vamos usar da tecnologia para entender o que falo, basta abrir o Youtube, acessar: “Visões do Futuro: A Revolução Quântica (6 capítulos)” acompanhar todos e ver que tudo está muito mais perto do que se imagina.
Não é o fim
O que a ciência nos propõe é um amanhã com mais soluções do que problemas, avanços em prol de dias melhores para o ser humano, solução para a geração de energia através da fusão nuclear sem poluição, controle do câncer e prevenção total de outras doenças, visão interplanetária com ampla conquista do espaço e tudo mais acessível. Não estamos no fim do mundo e isso não vai acontecer, estamos sim no início de uma nova era com certeza mais humana e de consolidação de sua Inteligência a era das soluções. O Brasil cresce economicamente, avança no nível social e cem certeza conquistaremos dias melhores. Mais uma vez, bom 2012.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com