Reunião debateu perdas causadas pela estiagem na região (Foto Josiane Torres de Souza / Especial C7) |
Desde novembro do ano passado até agora, a estiagem entremeada por chuvas esparsas e ocasionais já produziu prejuízos de R$ 81,6 milhões nos municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul. Estes são os dados de um estudo técnico elaborado na manhã desta sexta-feira, 6 de janeiro, em reunião no Sindicato Rural de São Gabriel, coordenada pelo presidente da entidade, Tarso Teixeira, com a presença da prefeita de Santa Margarida do Sul Cláudia Brasil e do secretário de Agricultura de São Gabriel Erasmo Chiapetta, além de técnicos, autoridades e lideranças rurais dos dois municípios.
A sucessão de prolongadas estiagens ano após ano está afetando consideravelmente o desenvolvimento de diversas culturas, como a do arroz. “No ano de 2011 tínhamos uma área plantada de 37.200 hectares entre os dois municípios, e agora é de 29.700, numa redução de 20%. Além de outros fatores como a crise de comercialização do grão, não há dúvida que a estiagem também tem contribuído para isso”, disse o chefe do escritório local do IRGA, Luciano Correa Hannemann.
Além dos prejuízos para as lavouras e para a pecuária, a seca também já ocasiona escassez de água para consumo humano. “Em Vila Nova do Sul, muitas comunidades estão sendo abastecidas com caminhão-pipa de Santa Margarida, mas não sabemos por quanto tempo ainda teremos água para ajudar”, observou a prefeita Cláudia.
Da reunião saiu um documento com dados técnicos que serão encaminhados ás prefeituras dos dois municípios, solicitando que seja decretado situação de emergência. “Já temos alertado para o fato de que a seca no Rio Grande do Sul há muito tempo não é mais um acaso, e sim uma certeza. Infelizmente, os governos do Estado e União ainda não se aperceberam da necessidade de um plano de contingência permanente para evitar estes prejuízos que afetam não apenas os produtores, mas geram também perda de receita e desemprego nos municípios predominantemente agrícolas”, observa Tarso Teixeira.
Confira alguns dados:
Agricultura
Cultura | Área plantada | Área perdida | Porcentagem | Valor |
Arroz | 29.700 | 7.500 | 25% | 27,8 milhões |
Soja | 64.000 | 19.200 | 30% | 33 milhões |
Milho, sorgo e hortifrutis | 1500 aprox. | 1.350 | 90% | 100 mil |
Pecuária
Especificidade | Cabeças | Perdas estimadas | Porcentagem | Valor |
Gado de Corte | 401.628 | redução da prenhez em 180.882 fêmeas | 70% | 25 milhões |
Gado de Leite | 20.000 | Perda de peso | 40% | 160 mil |
Total de prejuízos: R$ 86.060.000,00 (oitenta e seis milhões e sessenta mil)
Fontes: Emater, Irga, Sindicato Rural de São Gabriel
E-mail: blogcadernosete@gmail.com