Fevereiro Laranja e Roxo CHAA - Para conscientizar sobre doenças crônicas

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Fevereiro Laranja e Roxo CHAA - Para conscientizar sobre doenças crônicas

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

19 fevereiro 2026

OPERAÇÃO | Polícia afasta dois vereadores e dois servidores do Legislativo em São Gabriel

Operação da Polícia Civil e Brigada Militar afastou dois vereadores e dois funcionários do Poder Legislativo de São Gabriel em investigação de irregularidades; buscas foram feitas no Edifício Centenário e no anexo do Legislativo (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

A Polícia Civil de São Gabriel, com apoio da Brigada Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 19 de fevereiro, a Operação “Vantagem Indevida”, que resultou no afastamento cautelar de dois vereadores e dois servidores do Poder Legislativo municipal. A ação ocorreu antes da sessão plenária prevista para a manhã.

Fontes confirmaram que se tratam dos vereadores Elson Teixeira e Rodrigo Cardoso Machado (PDT), além de dois servidores da Câmara Municipal.

A operação é resultado de investigação conduzida pela Delegacia de Polícia de São Gabriel, que apura a suposta exigência de vantagens indevidas de servidores e assessores como condição para nomeação ou permanência em cargos públicos. A conduta é investigada, em tese, como crime de concussão.

Por determinação judicial, os quatro investigados foram afastados de suas funções e estão proibidos de manter contato com servidores da Casa Legislativa, seja de forma presencial, virtual ou por intermédio de terceiros. O descumprimento da medida pode resultar em decretação de prisão.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Câmara de Vereadores, no prédio anexo do Legislativo, localizado em frente à Praça, e nas residências dos investigados. Conforme o delegado Daniel Severo, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais, que passarão por análise e perícia para aprofundamento das investigações e individualização das condutas.

Segundo a Polícia Civil, as medidas cautelares deferidas pelo Poder Judiciário têm o objetivo de preservar a instrução criminal, evitar interferências na produção de provas e impedir eventual coação de testemunhas.

As investigações seguem em sigilo. Novas informações poderão ser divulgadas conforme o andamento do inquérito e o interesse público. O presidente do Poder Legislativo em exercício, vereador Ladislê Teixeira (PSB) informou que a questão se refere a atuação individual dos vereadores, não tendo nada relacionado à gestão do ano passado, onde eles eram presidente e vice.

O espaço está aberto para as defesas dos investigados.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/02/2026 12h19 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.